Lixão em foco

Devido à situação intolerável do Lixão Municipal, na tarde de quinta-feira, 26, recebemos a visita de representantes do Ibama, que recomendaram providências sanitárias no local, a fim de evitar danos à saúde pública. Informamos aos agentes que, em novembro de 2016, ainda na condição de Prefeita Eleita, já buscamos soluções, junto ao Governo do Estado do Tocantins, solicitando a cedência de máquinas ao Município, a fim de que os dejetos fossem enterrados. No dia 25 de janeiro de 2017, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), o Governo assinou o Termo de Cooperação com a Prefeitura de Guaraí, disponibilizando maquinário para a limpeza do Lixão e da cidade. Além disso, no dia 23 de dezembro de 2016, fizemos uma visita ao local, tornando público os desafios para a regularização daquele espaço. Vale ressaltar que, no Contrato de Prestação de Serviços que entre si celebraram o Municiípio de Guaraí e a LC da Luz Construção, Limpeza e Locação Ltda-ME, uma das obrigações era a “operação e manutenção do lixão”, porém houve negligência da empresa na regularidade dessa prestação de serviço, como ocorreu nas primeiras semanas de 2017, causando um transtorno inaceitável à população guaraiense. Informamos, ainda, ao Ibama que os serviços seriam feitos imediatamente, pois já estávamos organizando as máquinas do Dertins para o início dos trabalhos.