Guaraienses sediam o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins

Aconteceu em Guaraí, nos dias 23 e 24 de maio de 2017, o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins. O encontro debateu o cenário da região centro-norte do Estado e teve como objetivo estreitar o diálogo e o intercâmbio entre os gestores para o enfrentamento dos desafios, buscando o desenvolvimento econômico por meio do potencial regional.
A prefeita de Guaraí, Lires Teresa Ferneda ressaltou a importância do evento, sendo uma “oportunidade para os municípios se unirem para discutir temas de interesse comum para o desenvolvimento dessa região”. Lembrou ainda que os “gestores municipais precisam ter consciência que o desenvolvimento passa por um trabalho de planejamento”. Disse ainda, que “é uma honra e um marco para promover a consciência e tornar os municípios da região prósperos”.

Emocionada, disse que sente “o peso da falta de emprego para a população e que os prefeitos da região centro-norte estão no Fórum para ver o que podem fazer de bom para gerarem empregos e renda para as famílias”. Fez ainda um chamamento aos colegas prefeitos, lembrando que foram “eleitos para ajudar a população a ter uma vida digna e próspera”.
O governador Marcelo Miranda esteve na abertura oficial e falou que “quer agregar, fortalecer e ouvir os municípios… que cada lugar tem suas potencialidades a serem exploradas… o Fórum significa a manutenção do diálogo, o fortalecimento local e regional, e mais: significa trabalho”. Destacou
as potencialidades da região centro-norte do estado. Lembrou que “a vocação econômica dessa região é voltada, basicamente, para o campo”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, defendeu o trabalho conjunto entre Estado, municípios e iniciativa privada. Disse que “tem trabalhado para atrair investimentos, gerar novos negócios, ampliar a geração de emprego e renda e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos tocantinenses”.
Além de prefeitos, secretários municipais e técnicos, também marcaram presença vários vereadores de Guaraí, lideranças políticas e populares, deputados estaduais e vice-governadora Marcela Lélis.