Reunião da CENOVO promove debates sobre desenvolvimento em Guaraí

Nesta quinta-feira, 31, ocorreu a reunião da Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins – CENOVO, no auditório da Faculdade de Guaraí – FAG.

A reunião trouxe à Guaraí, de forma inovadora, novas possibilidades para a Prefeitura de Guaraí melhor administrar e planejar suas ações de forma democrática. O objetivo foi de ouvir e conhecer os anseios da população e poder investir os recursos necessários com mais excelência.

Estiveram presentes a Prefeita Lires Ferneda, o Deputado Estadual Paulo Mourão, Presidente da CENOVO, secretários e vereadores do município, a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí – ACIAG Silvana Cezaretti e o Defensor Público Leonardo Coelho, entre outras autoridades.

A solenidade de abertura da reunião CENOVO foi iniciada com o pronunciamento do Deputado Paulo Mourão. Ele explicou a necessidade de promover um evento deste porte.

“O estado precisa de um novo método de desenvolvimento. Então, é importante o engajamento de toda a sociedade”, afirmou Mourão.

Os debates da reunião serviram para definir as principais demandas, em diversas áreas de relevantes, junto à população.

“Precisamos fazer uma revisão de toda potencialidade e capacidade que o estado tem para sabermos as prioridades a serem resolvidas”, afirmou

Em seguida foi exibido um vídeo sobre a cidade de Guaraí e as ações do Plano de Governo da Prefeita Lires Ferneda, que, alegre, deu as boas-vindas a todos presentes e citou a importância de se ter responsabilidade na gestão pública.

“É necessário nos sentirmos responsáveis pelas nossas ações para que a nossa cidade, a nossa região e o nosso país cresçam”, iniciou.

Segundo o presidente da CENOVO, para que o desenvolvimento aconteça em nossa sociedade é necessário que a administração pública invista em educação.

“Fazer gestão é observar todos os âmbitos possíveis e promover o desenvolvimento sustentável, mas para atingirmos patamar é preciso que façamos investimentos na educação básica, só ela é capaz de mudar nossa realidade”, disse.

Para Lires Ferneda, todo o processo de desenvolvimento depende muito da boa vontade de quem gere.

“O principal vetor de mudança é o ser humano. Ele é quem vai tornar esse desenvolvimento realidade. O desenvolvimento deve ser pautado por boas práticas. É preciso ética e honestidade para trabalharmos com excelência”, concluiu.

Prefeita Lires Ferneda com os acadêmicos de pós-graduação Iveta Chmelova, da Rep. Tcheca e Joel Lanza, de Honduras.

Após a solenidade, os debates foram iniciados de forma simultânea em três salas da faculdade. As discussões foram ministradas por pós-graduandos e mestrandos de vários países, como Angola, Honduras e República Tcheca, que compartilharam seus conhecimentos a fim de fomentar novas ideias. Os temas debatidos foram:

I – Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimento, Cadeias Produtivas e Sustentabilidade;

II – Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária;
III – Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura Empreendedora;
IV – Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social;
V – Política de Saúde e Bem Estar.

Assista ao vídeo exibido durante a solenidade de abertura da reunião da CENOVO.