II Encontro de Formação Continuada é realizado pela Secretaria de Educação

Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o II Encontro de Formação Continuada Para Profissionais da Rede Municipal de Ensino. O objetivo foi trazer, por meio de palestras, uma maior formação aos profissionais da rede municipal de educação e melhorar as práticas pedagógicas em sala de aula. Veja, a seguir, como foi a programação.

ABERTURA OFICIAL

Com a presença da Prefeita Lires Ferneda, a abertura do evento teve início nesta quinta, 01, às 19h, na Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Após um momento de oração com o Pastor Cleony Alves Oliveira, houve a execução do Hino Nacional e um canto de louvor com Tuanny Liz.

Momento de oração durante a abertura do II Encontro de Formação Continuada

Em seguida, o grupo do Ballet Municipal Infanto-Juvenil do Projeto “Dança e Arte”, do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS se apresentou, acompanhados pelo professor Karlos Campos Sodré.

Com toda sua experiência, por ter se dedicado tantos anos à área da educação, Lires Ferneda fez um pronunciamento citando a importância de eventos como este para a melhoria no ensino público.

Palestra com o Secretário de Educação, Sebastião Mendes

A solenidade foi encerrada com a palestra “Democratização da Educação, Profissionalização da Educação, Investimentos na Melhoria do Apoio Escolar, Pedagogia do Erro e a Avaliação Significativa”, ministrada pelo Secretário de Educação Sebastião Mendes.

SEGUNDO DIA

Apresentação cultural com o coral “Semeando Esperança”.

Nesta sexta, 01, na Faculdade de Guaraí – FAG, os trabalhos foram iniciados com um momento de oração com o Pastor Eliel Robert. Também houve a apresentação cultural com o coral “Semeando Esperança”. Em seguida, começaram as formações. Confira abaixo.

Formação Específica Para Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Educação Especial, com a palestra “Conhecendo Transtornos para Desenvolver a Aprendizagem”, ministrada por Geysa Paixão, onde os presentes puderam entender brevemente como proceder diante de dificuldades em sala de aula.

Palestra “Conhecendo Transtornos para Desenvolver a Aprendizagem”, ministrada por Geysa Paixão.

Formação Específica Para Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Professores da Educação Infantil, houve a palestra “Socialização de Experiências das Escolas”, com Itamara Costa, Coordenadora da Educação Infantil da Rede Municipal e Coordenadores Pedagógicos das Escolas, para que os profissionais pudessem compartilhar experiências, enriquecendo a formação. Para tanto foi utilizado o módulo “Cultura escrita, brincar, faz-de-conta e leitura” do curso “Avisa Lá”, do Banco Santander.

“Socialização de Experiências das Escolas”

Formação Específica Para Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Professores da Educação Fundamental, com a palestra “O Desafio de Promover a Aprendizagem e Avaliação Significativa”, ministrada por Celestina Maria Pereira de Souza, onde foram abordadas práticas que o professor pode adotar para que o aprendizado tenha sentido para o aluno.

“O Desafio de Promover a Aprendizagem e Avaliação Significativa”

Formação Específica Para Secretários e Assistentes Administrativos, com a palestra “Redação Oficial e Diário SIGE ESCOLA”, na Secretaria da Educação, ministrada por Expedita Pereira Leite e Ronniery Portilho, onde foram explicadas práticas de como melhorar o uso do sistema para gestão na educação.

Palestra “Redação Oficial e Diário SIGE ESCOLA”, na Secretaria da Educação, ministrada por Expedita Pereira Leite e Ronniery Portilho

Formação Específica Para Coordenadores de Apoio, Merendeiras, ASG’s e Agentes de Vigilância, com as palestras “Formas Adequadas de Armazenamentos de Alimentos”, ministrada pela Nutricionista Manuella Viana e “Apresentação do Guia Alimentar”, ministrada pela Nutricionista Surama Verusca, onde os profissionais entenderam a importância do armazenamento para a preservação da qualidade dos alimentos distribuídos na Rede Municipal de Ensino.

“Apresentação do Guia Alimentar”
“Formas Adequadas de Armazenamentos de Alimentos”

Formação Específica Para Motoristas e Agentes de Transporte Escolar, com a palestra “Mudanças nas Legislações do Trânsito”, ministrada pelos representantes do DETRAN de Guaraí, para a atualização e conscientização dos profissionais de trânsito.

Palestra “Mudanças nas Legislações do Trânsito”.