Prefeitura de Guaraí escolhe agentes de desenvolvimento

Nesta sexta-feira, 01, a Prefeitura de Guaraí realizou uma reunião com representantes do SEBRAE para escolher agentes de desenvolvimento em Guaraí.

Esses agentes terão a responsabilidade de fomentar novas ideias para o fortalecimento do comércio local, estimular a produção agrícola familiar e a melhoria da qualidade dos produtos locais. O Secretário de Administração Raimundo Pessoa ficará responsável por coordenar os agentes e pela desburocratização dos processos necessários.

Para tanto, foram criados quatro eixos para auxiliar na promoção do desenvolvimento econômico em Guaraí.

Eixo I –  Agronegócio: terá como objetivo o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar no município. Elevar a participação dos produtores nos programas PNAE e PAA. Fortalecer o mercado municipal. Identificar vocações agrícolas não exploradas. Parcerias estratégicas.

Agente responsável: Marcelo Albino, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente

Eixo II – Fortalecimento do Mercado Local: Terá como objetivo a geração de negócios e oportunidades locais. Estimular a participação das empresas nas compras do município. Promover o encadeamento da cadeia produtiva. Estimular o surgimento de novos negócios a partir da identificação de oportunidades.

Agente responsável: Rogério Batista

Eixo III –  Inovação empreendedorismo e desburocratização:  Ações de capacitações de mercado. SEBRAE, ACIAG, instituições de ensino. Criação do ambiente único para o empreendedor. Campanhas de apoio as inovações e a sustentabilidade. Parcerias estratégicas.

Agente responsável: Marivania Santiago, Subsecretaria de Administração (a confirmar)

Eixo IV – Fortalecimento de lideranças: Articular com produtores rurais e empresário e instituições. Criação e Ativação do Comitê Gestor Municipal. Revisão de Leis ligadas ao desenvolvimento “leis municipais”. Articulação com atores internos e externos a atração de recursos de investimentos.

Agente responsável: Pascoalina Woicikoski (a confirmar)

Leia também.