Prefeitura e CONSEG avançam em negociação, para colocar mais ferramentas de segurança em Guaraí

A Prefeitura Municipal de Guaraí recebeu na terça-feira, 05, o ‘Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG’, para discutir a instalação de câmeras de alta resolução em pontos estratégicos do perímetro urbano da cidade para monitoramento 24h por dia, visando inibir ações criminosas, auxiliar a polícia na identificação de suspeitos e esclarecimento de crimes, além de permitir intervenções rápidas da PM.

O projeto está orçado em R$ 70,8 mil e prevê a instalação de ao menos 21 equipamentos de última geração em diversos pontos da cidade, como bancos, lotéricas, áreas comerciais, cruzamentos, entradas e saídas da cidade.

“O objetivo é reduzir os índices de criminalidade por meio da prevenção, investigação e facilitando o emprego do policiamento ostensivo, bem como a obtenção de provas pela polícia judiciária, especialmente com a utilização de drone, a fim de potencializar expressivamente o serviço de Inteligência das forças policiais”, afirma o CONSEG.

De acordo com a Presidente do Conselho, Silvana Cezaretti, a cidade de Guaraí está em franco desenvolvimento, tendo se tornado um grande atrativo para empresas e pessoas de várias partes do Tocantins e do Brasil. Entretanto o desenvolvimento também traz consigo o aumento dos problemas sociais, como o aumento de golpes, furtos e roubos.

A Prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, disse que a administração municipal já está analisando o projeto e formas de financia-lo. “Em breve será dada uma resposta ao CONSEG acerca dos procedimentos que serão tomados pela administração pública municipal para viabilizar esse projeto importantíssimo para a segurança da nossa cidade. Estamos comprometidos em promover cada vez mais segurança ao cidadão guaraiense”, afirmou Lires.

ETAPAS
Na fase de execução do projeto, o Conselho dividiu a implantação do sistema de vídeo monitoramento em três etapas. São elas:

Na primeira está prevista a Instalação de 11 câmeras, sendo três Speed Dome, para monitorar o centro da cidade, área comercial e bancária. Quatro câmeras fixas na entrada da cidade pela TO-336, duas no acesso pela TO – 431 e duas no acesso de uma estrada vicinal, aos fundos do Parque de Exposição.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Na etapa seguinte, 10 câmeras, sendo seis Speed Dome na Praça do Povo, Lápis e a do Setor Sul, Estação Rodoviárias, cruzamento na Avenida Rio Grande do Sul com Bernardo Sayão e cruzamento da Avenida JK com Pernambuco, próximo à Faculdade Guaraí e mais quatro câmeras fixas, sendo duas na entrada norte e duas na entrada sul na BR-153.

Na última etapa está prevista a instalação de câmeras fixas que monitorarão o acesso aos bancos, lotérica, Correios, escolas, postos de combustíveis, pontos comerciais e órgãos públicos.

O PROJETO
Pelo projeto, a alimentação dos equipamentos poderá ser concedida através de parceria com o Poder Executivo Municipal mediante solicitação à Energisa. Nesta hipótese, os gastos seriam custeados pelo município, assim, nos locais em que atendem a demanda, podem também ser utilizados os postes instalados pela concessionária, tal opção reduz o custo de implantação do sistema.

Quanto à central de monitoramento, será instalada nas dependências do Quartel do 7º Batalhão de Polícia Militar, junto ao COPOM (Central de Operações da Polícia Militar – 190). No local haverá gravador digital de vídeo, televisores para a visualização das imagens, mesa de controle para as câmeras. Tais equipamentos contarão com uma fonte de alimentação auxiliar (nobreak).

A 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil terá um link de acesso às câmeras que ajudará nas investigações criminais e realização de backup das imagens. A central de monitoramento poderá ser operada por um servidor civil cedido pelo Poder Executivo Municipal, após preenchidos os critérios de seleção necessários, tendo em vista o caráter sigiloso das imagens capturadas.

PRESENTES
Além da Prefeita Lires Ferneda e a Presidente do CONSEG Silvana Cezaretti, também estiveram presentes a Advogada da Prefeitura Marcela Félix, o Delegado da Polícia Civil Adriano Carrasco, o Capitão da PM Jonnathan Silva Pires, o Vice-Presidente do CONSEG Paulo Fernandes Teixeira e a Secretária do Esporte, Juventude e Turismo, Rita Lopes.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí