Programa Saúde do Homem implantado em Guaraí é premiado nacionalmente

O Programa “Saúde do Homem – Uma batalha que estamos vencendo”, criado em Guaraí, foi escolhido e premiado como destaque entre mais de 300 iniciativas apresentadas durante a XV Mostra Aqui Tem SUS, realizada entre os dias 25 e 27, em Belém do Pará, juntamente com o VI Congresso Norte e Nordeste e XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, contando com mais de 5.000 participantes.

O Programa, que é realizado mensalmente em Guaraí, já atendeu mais de 500 homens, implantado em abril deste ano. Os atendimentos são noturnos e envolvem consultas de rotina com clínico geral, exames laboratoriais (testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis, glicemia, avaliação odontológica, realizados sempre em um dos postos de saúde da cidade, com a participação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do município e auxílio de estagiários.

O Programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Guaraí, através da Secretaria Municipal da Saúde, idealizado pelas servidoras Daltilene Ribeiro Lima Figueiredo, Diretora de Atenção Básica e Laynne Katrycia Souza Lopes, Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família que estiveram presentes no evento, juntamente com a Maria José Neres da Silva, Técnica de Planejamento e a Secretária Municipal da Saúde Marlene de Fátima Sandri Oliveira.

Depoimentos
“É um orgulho e uma honra representar Guaraí e o Tocantins em um evento que contou com milhares de participantes e ainda ter esse projeto reconhecido. Temos que agradecer a todos e todas que acreditaram nesse Programa, como a Secretária Municipal da Saúde Marlene Sandri e a nossa Prefeita Lires Ferneda”, disse Daltilene Figueiredo.

Segundo a Secretária de Saúde Marlene Sandri, devido ao sucesso entre a população, o Programa vai continuar no segundo semestre deste ano. “O Programa é um novo paradigma em termos de saúde do homem, pois quebra preconceitos e oferece um atendimento personalizado, em horário alternativo, para que todos tenham a oportunidade de cuidar de sua saúde e ter mais qualidade de vida, implicando em mais prevenção e menos gente nos hospitais, o que inclusive é bem mais barato para os cofres públicos. Nesse Programa todo mundo ganha”, comemorou

A Prefeita Lires Ferneda também comemorou o resultado. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo em Guaraí desde o primeiro dia de gestão, incentivando as boas práticas e as boas ideias e aproveitando o conhecimento científico e empírico dos nossos servidores para prestar um serviço de excelência para os nossos cidadãos”, enfatizou a gestora.