Guaraí busca vacinar 100% das crianças entre um e quatro anos contra sarampo e poliomielite

A Prefeitura de Guaraí por meio da Secretaria Municipal da Saúde realizou no último sábado, 18, o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil), que visa imunizar todas as 1.506 crianças com idades entre um e quatro anos, onze meses e vinte e nove dias.

Segundo a Secretaria até sábado foram vacinadas 528 crianças, um total de 41,47%, mas a expectativa é chegar a 100% até o fim da campanha. Para isso a secretária Marlene Sandri orienta que os pais ou responsáveis levem as suas crianças até a Unidade de Saúde mais próxima com o cartão de vacinação e o cartão do SUS em mãos.

Até mesmo as crianças que já foram vacinadas há mais de 30 dias devem ser levadas novamente ao posto de saúde para atualizar o cartão de vacinação.

A Secretaria também está com equipes de vacinação percorrendo a zona rural do município visando atingir o objetivo. “As famílias precisam se conscientizar que a vacina é o único meio seguro para garantir que as crianças não contraiam essas doenças. É importante lembrar que no caso do sarampo a doença voltou a circular recentemente no Brasil e a vacinação é o único meio para evitar um surto da doença, que pode levar a óbito”, esclareceu a gestora.

A Prefeita Lires Ferneda também está fazendo um apelo aos pais e responsáveis para que se entendam a importância das vacinas para os pequeninos. “Nossas crianças são o nosso futuro e para garantir que elas cresçam saudáveis precisamos que cada mãe, pai e responsável leve-as até a Unidade Básica mais próxima de sua casa e faça esse gesto de amor. São só duas gotinhas contra a poliomielite e uma pequena injeção contra o sarampo, que não demoram quase nada. É uma pequena ação, mas um grande gesto de amor”, disse a Prefeita.

Equipes da Secretaria de Saúde também estão percorrendo a zona rural de Guaraí

Prefeitura de Guaraí – Excelência Para o Cidadão!