Nova edição do Programa Saúde do Homem repete sucesso com 357 atendimentos

A Prefeitura de Guaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite da última segunda-feira, dia 20, mais uma edição do Programa Saúde do Homem: uma partida que estamos vencendo, com 357 atendimentos na Unidade Básica de Saúde Josefa Pestana, localizada no Setor Pestana.

Segundo dados da Secretaria, foram realizados diversos tipos de atendimento, como testes rápidos de sífilis (48), HIV (47) e hepatites 71, além de 99 consultas médicas e 29 avaliações odontológicas. Participaram desta edição 23 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, odontologistas, auxiliares de odontologia, técnicos em enfermagem, agentes de saúde e até um nutricionista, uma novidade, em relação às anteriores.

“Nesta edição foram priorizados os pacientes idosos, pois, devido ao sucesso do Programa cada vez mais homens procuram o atendimento. Por isso inserimos para os pacientes jogos como baralho, dominó, entre outros, visando diverti-los enquanto aguardavam o atendimento. Os atendimentos foram muito rápidos e tranquilos”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde Marlene Sandri.

O Programa

O Programa, criado pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí e premiado nacionalmente na XV Mostra Brasil Aqui Tem SUS, é direcionado exclusivamente aos homens, de todas as idades, que muitas vezes deixam de cuidar da própria saúde por falta de tempo, de informação e até mesmo por preconceito. Desde que foi criado, no início de 2018, o Programa, que é realizado sempre à noite em uma das Unidades Básicas de Saúde de Guaraí, já atendeu mais de 1.500 pacientes com consultas, orientações, exames e testes rápidos.

Triagem dos pacientes vai ajudar a acompanhar o histórico médico deles e permitir à equipe acompanhar a evolução do quadro clínico deles