Realizado em Guaraí, projeto Aedes na Mira será apresentado em Brasília

O projeto Aedes na Mira, adotado pela Prefeitura de Guaraí no combate à dengue, zica e chikungunya, foi selecionado para apresentar suas experiências positivas no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A apresentação acontece entre os 02 a 05 de julho, em Brasília.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Guaraí, desde 2017, as ações do projeto selecionado é o resultado do trabalho de várias secretarias, que se uniram no combate aos focos do mosquito, realizando campanhas de conscientização e ações, como a limpeza de lotes baldios e coleta do lixo dos quintais das casas. “Um verdadeiro mutirão em prol do bem-estar da população”, classificou a Secretária Municipal da Saúde, Marlene Sandri.

Segundo dados do setor de Vigilância Epidemiológica do município, em 2018, Guaraí chegou a reduzir 81% dos casos de Dengue em relação a 2017, início da atual gestão. Os números também apontam 98% de redução de Chikungunya e o município chegou a zerar casos de Zica.

Diante do sucesso do projeto desenvolvido em Guaraí e exemplo para outras cidades da região, o resultado do trabalho foi selecionado para apresentação das suas boas práticas. O agente de endemias, Edivan Pereira, foi um dos responsáveis pela organização do projeto e vai apresentar os detalhes das ações que aconteceram em Guaraí. “É gratificante saber que nosso trabalho está sendo reconhecido pelos resultados alcançados. Representar meus colegas de trabalho e meu município, em Brasília, é uma honra”, afirmou o servidor público.

Aedes na Mira
O projeto Aedes na Mira é uma campanha desenvolvida pelo Conasems em parceria com o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads). No total, foram selecionaram 300 projetos de intervenção elaborados pelos alunos na conclusão das capacitações em todo o Brasil.

Além do projeto Aedes na Mira, a Prefeitura de Guaraí também foi contemplada com a apresentação das excelentes ações do Projeto: “Meu Primeiro Dentista”, desenvolvido pela equipe de saúde bucal do município.