Guaraí poderá se tornar polo de exportação de pequi para Europa

Prefeita Lires Ferneda conversa com o empresário José Arcanjo (d)

A prefeita Lires Ferneda participou na tarde desta quinta-feira, 25, de uma reunião de planejamento e criação de estratégias de exportação do pequi para a Europa. O encontro ocorreu na Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços, em Palmas.

Na reunião ficou acertado que, na região Norte, um dos centros de processamento da produção para exportação do pequi poderá ser em Guaraí.

“Estamos apoiando empresas que geram empregos e renda para nossa população. Essa proposta é realidade, pois já tem demanda de exportação do pequi para esse semestre de 2019. Nossos produtores poderão trabalhar com um produto típico da nossa região”, comemorou Lires Ferneda.

O empresário José Arcanjo, proprietário da empresa Naturale, já exporta pequi para Europa há alguns anos. Ele elogiou a boa estrutura e localização geográfica de Guaraí. “Fica no centro de uma região produtiva e possui uma excelente logística. São muitos os produtores de pequi nos municípios vizinhos, por isso, essa cidade poderá ser o centro de processamento da produção para o Norte do Tocantins e Pará”.

A empresa Naturale produz óleo, farinha aromatizada e outros produtos derivados do pequi. Para exportação, o empresário destacou que é preciso treinamento para pequenos produtores, garantia de segurança alimentar, processamento, transporte, maquinário, câmera fria, armazenamento e embalagens.

Participaram da reunião, secretários e assessores da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços; Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); Ruraltins; Sistema OCB-TO; Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); a prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida; e o secretário de Administração e Finanças de Guaraí,  Raimundo Pessoa.