Programa de reciclagem Cataguará é lançado em Guaraí

“Cuidados com o meio ambiente, colaboração com classes de baixa renda e a dignidade com o trabalho dessas pessoas”, destacou a prefeita Lires Ferneda.

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, lançou o Programa Cataguará nesta quarta-feira, 31, e já iniciou a instalação de containers e kits com lixeiras ecológicas para reciclagem, em regiões estratégicas na cidade de Guaraí.

O Programa Cataguará foi desenvolvido com o objetivo de incentivar a população quanto à importância da separação dos resíduos sólidos e destiná-los para reciclagem. De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Albino, o programa pretende retirar os resíduos do meio ambiente e converter em renda para o cidadão guaraiense, “fortalecendo e girando a economia popular na cidade”.

No lançamento do programa, na manhã desta quarta-feira, 31, a prefeita Lires Ferneda lembrou de quando assumiu a gestão, em 2017, e encontrou pessoas trabalhando no antigo e desativado lixão. “Uma situação desumana. Após isso implantamos o Aterro Controlado do município e, agora, é gratificante acompanhar os avanços com a distribuição desses containers”, comemorou a gestora, citando ainda as principais vantagens do Programa Cataguará. “Cuidados com o meio ambiente, colaboração com famílias de baixa renda e a dignidade com o trabalho”, pontuou.

O Programa Cataguará pretende coletar resíduos plásticos, papéis, metais, garrafas pet, papelão, eletrônicos, bagaço de cana e até ossos. No total, 40 containers de cor amarela e com capacidade para 1200 litros serão instalados em todas regiões da cidade. Outros 15 containers com capacidade para 700 litros e coloridos, conforme o tipo de resíduos, serão instalados nas áreas centrais. Os containers para papel e papelão, são os azuis; pet e plásticos, vermelhos; vidros, verdes; ferro e outros metais, amarelos; resíduos perigosos, cor laranja.

Os kits com lixeiras ecológicas serão instalados nos órgãos públicos municipais e praças da cidade.

Destino da coleta

Os resíduos sólidos serão destinados para os catadores informais de materiais recicláveis. A prefeitura vai disponibilizar um caminhão, com motorista, para auxiliar no recolhimento dos materiais.

Confira os pontos de coleta

Papel e papelão: Avenida Fortaleza (Frente ao Estádio); Avenida Araguaia – esquina com Av. Paraná (Canto da Praça); Avenida Rio Grande do Sul (Trevo Escola Luiz de Camões); Canteiro BR-153 – Rua 02 (Leste); Canteiro BR-153 – Rua 03 (Oeste); Praça do Setor Pestana; Praça da Rodoviária; Sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Canteiro BR-153 – Rua Presidente Dutra (Leste); Canteiro BR-153 – Rua Pernambuco (Leste); Canteiro da BR-153 – Delegacia Regional de Ensino (Oeste); Avenida Brasil – esquina com AV. Tiradentes; Banco do Brasil; Correios; Faculdade IESC/FAG; UBS Tocantins; Trevo do Posto de Combustível Santa Terezinha; Fórum de Guaraí; Apae; Secretaria Municipal da Educação; Escola Municipal Maria do Socorro (Setor Aeroporto); Avenida Tocantins – esquina com Av. Pernambuco; Caixa Econômica Federal.

Pet e plástico: Avenida Fortaleza (Frente ao Estádio); Avenida Araguaia – esquina com Av. Paraná (Canto da Praça); Avenida Rio Grande do Sul (Trevo Escola Luiz de Camões); Canteiro BR-153 – Rua 02 (Leste); Praça do Setor Pestana; Praça do Paço Municipal; Praça da Rodoviária; Canteiro BR-153 – Rua Presidente Dutra (Leste); Canteiro da BR-153 – Delegacia Regional de Ensino (Oeste); Canteiro BR-153 – Rua Pernambuco (Leste); Praça do Setor Canaã; Setor Alto Alegre –  Rua Buriti (esquina com Avenida das Flores); Correios;

Ossos: Início da TO-431

Bagaço de cana: Centro Municipal de Abastecimento José Lopes da Silva (Feira Municipal)