Fezes de animais não recolhidas em praças públicas oferecem riscos à saúde

“O proprietário do animal deve levar uma sacolinha e uma pazinha para recolher as fezes”, alerta o engenheiro ambiental, Wanthonny Bosso.

Passear com seu animal de estimação pelas praças públicas de Guaraí é uma excelente opção de lazer. Porém, é necessário adotar algumas medidas de segurança e higiene, para um melhor convívio social. É o que alerta o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Wanthonny Bosso.

Segundo o engenheiro, antes do cidadão resolver passear com seu animal de estimação em uma das praças da cidade, deve levar uma sacolinha e uma pazinha para recolher as fezes. Esta medida é necessária para que não ocorra a contaminação do ambiente com larvas e demais parasitas.

Para Wanthonny Bosso, caso o proprietário não queira levar sacola e pá, a melhor dica é fazer um primeiro passeio com o bichinho, próximo de sua residência, para que ele faça suas necessidades antes de ir ao passeio oficial na praça. Também é necessário retirar as fezes das ruas da cidade.

Vale ressaltar que o serviço público de limpeza urbana se restringe à coleta de resíduos sólidos domiciliares, comerciais, de poda e graminhas.  “No caso das fezes, a responsabilidade é do proprietário do animal, que deverá recolher, ensacar e destinar para coleta”, garante o engenheiro ambiental.

Pista de caminhada

O engenheiro ambiental Wanthonny Bosso alerta também para o trânsito de animais nas pistas utilizadas para caminhadas ou corridas. “Caso decida passear com seu animal de estimação na pista de caminhada, lembre-se de colocar a focinheira, para garantir a segurança de todos”, orientou.

Contudo, evite transitar com seu animal de estimação nas pistas utilizadas para caminhada, para não atrapalhar o bom andamento das atividades físicas ou ocasionar pânico nas pessoas que frequentam o local.

Descarte correto

A Prefeitura de Guaraí implantou o Programa Municipal de Coleta Seletiva Cataguará. Foram implantados containers nas áreas centrais da cidade e também kits com lixeiras ecológicas nas praças do município. O descarte deve ser feito corretamente nas lixeiras, conforme o tipo de resíduo gerado. As fezes de animais devem ser depositadas nas lixeiras de cor cinza (Não-Recicláveis), para que sejam destinadas ao Aterro Controlado Municipal.

kits com lixeiras ecológicas adquiridas com recursos próprios pela Prefeitura de Guaraí, para o Programa Municipal de Coleta Seletiva Cataguará.