Moradores do Setor Pestana comemoram entrega da Horta Comunitária

Paulo José Rosa, 65 anos, um dos contemplado com a horta do Setor Pestana.

“Vou trabalhar o plantio para consumo próprio e o que sobrar vou doar para pessoas que precisam dessas hortaliças na alimentação”, uma boa ação planejada pelo Sr. Paulo José Rosa, 65 anos, contemplado com um dos 27 lotes entregues para moradores do Setor Pestana, durante a inauguração da Horta Comunitária, nesta sexta-feira, 23.

O projeto voltado para a agricultura familiar recebeu o nome de Horta Comunitária Alzira Bezerra de Lira, aprovado pela Câmara Municipal, por meio de Projeto de Lei nº 015/2019 de 13 de agosto, proposta do vereador Donizeth Medeiros e sancionado pela Prefeitura de Guaraí.

“Vó Alzira”, como era conhecida, é dona de uma história pioneira em Guaraí e especialmente no Setor Pestana. Ela faleceu em janeiro de 2017, aos 86 anos. Na lembrança de moradores, ela deixou uma história de dedicação, exemplo de bondade e um trabalho em prol da vida das outras pessoas.

Agraciada e admirada pela comunidade, “Vó Alzira” foi honrada com a presença de um grande público. “Sentimento de agradecimento, pois além da homenagem, economicamente é um impulso para nosso bairro, com uma alimentação de melhor qualidade e geração de renda para os moradores”, aprovou o presidente da Associação Comunitária de Moradores do Setor Pestana (Acomosp), Luiz Borges.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMARH), Marcelo Albino, estavam previstos no projeto 24 lotes, medindo 7 de largura por 10,5 de comprimento, cada um com 6 canteiros. “Após estudos do terreno conseguimos ampliar para 27, aumentando o número de famílias atendidas”.

Foram investidos R$ 18.815,00 mil para todo o projeto de implantação, além da construção do muro e instalação de um portão de entrada. A horta contou também com parceria da empresa FocoAgro, na qual foram doados tambores de armazenamento de água para o projeto. O grupo pretende também colaborar com a instrução sobre horticultura, para os mais novos produtores.

A prefeita Lires Ferneda esteve presente e compartilhou histórias com os moradores. “Hortas comunitárias fazem parte do nosso plano de governo, conseguimos aplicar recursos para viabilização deste projeto. Isso vai trazer um melhor alimento para a mesa de cada família. Esta horta tira as famílias do assistencialismo e coloca no protagonismo produtivo”.

A prefeita Lires Ferneda compartilhou o momento com os moradores.
O presidente da Associação Comunitária de Moradores do Setor Pestana (Acomosp), Luiz Borges (e), aprovou a horta.
Moradores do Setor Pestana compareceram para a inauguração da horta.
O projeto possui 27 lotes, medindo 7 de largura por 10,5 de comprimento, cada um com 6 canteiros.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo