Alunos da Escola Municipal Jk produzem livros com releitura de obras da artista Tarsila do Amaral

Alunos e educadores comemoram durante a culminância do projeto.

Os alunos do 3º ano da Escola Municipal Jk de Guaraí pesquisaram as obras da artista Tarsila do Amaral e produziram 31 livros com a releitura da pintora e desenhista brasileira. A culminância do projeto aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28, com a entrega dos exemplares, autógrafos, exposição dos trabalhos e fotos para divulgação dos pequenos artistas.

Com o objetivo de desenvolver habilidades específicas, tornar o aluno protagonista e adquirir conhecimento histórico cultural, o projeto foi promovido e orientado pela professora Graça Bastos, com apoio da coordenadora Sandreane de Oliveira. Elas lembram que os alunos estudaram a biografia de Tarsila Amaral e fizeram a releitura de uma das obras por semana. “Resultou na conclusão dos livros ilustrados pelos próprios estudantes, os protagonistas na disciplina de artes”, comemora a educadora Graça.

A aluna Thalita Gurgel Alves, 8 anos, achou divertido a aula diferenciada da professora Graça. “Nós pesquisamos, estudamos obras da Tarsila e conhecemos a importância da artista para o Brasil. Eu fiz uma pesquisa e descobri que ela é do século XX. Isso me envolveu muito, pois fiz com amor e carinho”, testemunho da aluna, revelando ainda que dedicou sua releitura para seus professores e pais. “Agora estou curiosa para conhecer outros artistas”.

Para a gestora da Escola JK, Vitória Bastos, o apoio da direção e incentivo da Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal da Educação, é primordial para o desenvolvimento dessas iniciativas pedagógicas. “Os professores tem toda autonomia para implantação de projetos pedagógicos em prol do aprendizado dos alunos”, reforça a diretora escolar.

A turma do 3º ano trabalhou com nove obras: Cartão Postal, Lago, Cuca, Sol Poente, São Paulo (1924), Carnaval em Madureira, Urutu, Antropofagia e Palmeiras. 31 alunos participaram do projeto e tiveram suas releituras publicadas nos livros.

História

Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Ela foi uma pintora, desenhista, tradutora e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil. Tarsila faleceu em janeiro de 1973, deixando um rico legado cultural brasileiro.

A aluna Thalita Gurgel Alves pesquisou as obras de Tarsila e passou a admirar a importância da artista para o Brasil.
Professora Graça Bastos comemorou a culminância do projeto.
Exposição dos trabalhos de releitura produzidos pelos alunos.

A culminância do projeto movimentou a Escola JK, na manhã desta quarta-feira, 28.