Professores da Rede Municipal da Educação de Guaraí recebem formação em libras

25 professores da Rede Municipal da Educação de Guaraí participaram nesta quarta-feira, 28, da 2ª etapa de capacitação em libras. A formação é promovida em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc-TO), por meio da Diretoria Regional de Educação de Guaraí.

“Estamos atendendo a demanda de surdos em Guaraí. Nesta 2ª etapa da formação trabalhamos com o conteúdo dos verbos em libras”, declarou a pedagoga da Seduc, Jussyleia Martins Luvizutto, pós-graduada em libras.

Para o Secretário Municipal da Educação de Guaraí (Semec), Sebastião Mendes, é necessário expandir o conteúdo incentivando os professores para uma pós-graduação em linguagem de sinais. “Temos também que envolver a população, empresas e funcionários, abrindo vagas para domínio em libras”, planejou o gestor.

A formação em libras contou com a participação de quatro instrutores surdos: Ingrid Kauane, Ítalo Batista, Duankees Gomes e Milena Samara. Eles conduziram a formação contando com o apoio das intérpretes da Seduc. “Já são 5 anos que trabalhamos com formação em libras. O surdo se sente valorizado, antes ele ficava no cantinho. Agora, eles são os protagonistas e conduzem a formação, somos apenas as intérpretes deles”, disse a pedagoga Suely Ferreira Martins Cardô, pós-graduada em libras.

De acordo com a Coordenadora em Educação Especial e Atenção à Saúde do Escolar da Semec, Sebastiana Ferreira Araújo, a formação de educação especial para os professores do município acontece às quartas-feiras e segue até o próximo mês de novembro.

A formação em libras foi conduzida por quatro instrutores surdos e duas pedagogas da Seduc-TO.