VII Conferência Municipal de Assistência Social debate ações em Guaraí

Representantes de classes sociais, conselheiros, autoridades e juventude, participaram na manhã desta quarta-feira, 11, da VII Conferência Municipal Democrática Popular de Assistência Social de Guaraí, que aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores.

A conferência tem por objetivo analisar, propor e deliberar ações, além de eleger os delegados que irão levar as propostas para a Conferência Estadual.

A presidente do Conselho Municipal Denise Maia citou a Constituição Federal, na qual garante os direitos do cidadão para os serviços de assistência social. A Secretária Municipal Maria José Ferreira destacou os avanços da pasta e as ações promovidas pela Prefeitura.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Mikéias Feitosa defendeu o debate e a participação popular. Ele reconheceu o excelente trabalho de ações sociais desenvolvido pelo município de Guaraí. “É aqui nesta conferência que são desenvolvidas ações para melhoria de vida das pessoas. Todos devem expressar suas opiniões, assim como eu tenho usado esse direito de vereador na Casa de Leis”, discursou o parlamentar.

O trabalho em conjunto e a competência das equipes de assistência social foi lembrado pela superintendente municipal de Administração, Planejamento e Finanças de Guaraí, Marivânia Santiago, que representou a prefeita Lires Ferneda. “A partir de ideias é que nascem grandes projetos. Hoje, certamente nascerão grandes ações que vão melhorar a vida das pessoas no futuro”, comentou a superintendente.

A VII Conferência foi promovida pelo Conselho de Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento contou ainda com participação da representante dos beneficiários do Bolsa Família, Yasmim Barros da Mota, representantes da Polícia Militar e diretores de escolas estaduais.

Eixos temáticos

Ao final da cerimônia, os participantes foram divididos em três eixos:

Eixo 1: Assistência Social como direito do povo

Eixo 2: Financiamento Público

Eixo 3: Democracia e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O vereador Mikéias Feitosa defendeu o debate e a participação popular. Foto: Thiago Barros
A superintendente municipal de Administração, Planejamento e Finanças de Guaraí, Marivânia Santiago, representou a prefeita Lires Ferneda.