II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional debate ações em Guaraí

Conferência aconteceu no Plenário da Câmara Municipal

Representantes de associações rurais, conselheiros, autoridades e produtores rurais, participaram na manhã desta quinta-feira, 12, da II Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional de Guaraí, que aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores.

A conferência teve como tema: Fome, Pobreza e Segurança Alimentar. Na ocasião foram eleitos os delegados que irão levar as propostas para a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi representado pelo conselheiro Andre Pereira Carvalho, na qual apresentou dados da fome no Brasil e no Tocantins. Vereadores também estiveram presentes em apoio ao tema, de grande importância para a população guaraiense. O parlamentar Mikéias Feitosa representou o presidente da Câmara Municipal e defendeu o debate e a participação popular.

A prefeita Lires Ferneda destacou a importância do trabalho da Vigilância Sanitária e do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). “É essencial que nossos alimentos sejam produzidos com segurança, sem risco de contaminação”, comentou a gestora defendendo em seguida os  produtores rurais. “Precisamos visualizar as potencialidades de Guaraí, terra de riquezas e de gente trabalhadora”.

A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Eixos temáticos

Ao final da cerimônia, os participantes foram divididos em três eixos:

Eixo 1: Direito Humano e alimentação adequada.

Eixo 2: Controle Social e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Eixo 3: Objetivo do desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional.

“Precisamos visualizar as potencialidades de Guaraí, terra de riquezas e de gente trabalhadora”, destacou a prefeita Lires Ferneda
O vereador Mikéias Feitosa representou o presidente da Câmara Municipal e defendeu o debate e a participação popular.
A conferência contou com exposição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
Representantes de associações rurais participaram dos debates nos três eixos.