Governo do Estado e Prefeitura de Guaraí entregam 63 certificados de qualificação profissional

Assinatura do Termo de Pactuação das Ações e Serviços de Inclusão Produtiva Urbana e Rural para benefício da população de Guaraí

63 pessoas receberam certificados dos cursos ofertados pelo Governo do Estado nos dias 17, 18 e 19 de setembro em Guaraí. A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal na noite desta quinta-feira, 19. Na ocasião, o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) Messias Araújo e a prefeita Lires Ferneda assinaram o Termo de Pactuação das Ações e Serviços de Inclusão Produtiva Urbana e Rural, para benefício do município.

Os certificados são resultados das capacitações profissionais voltadas para os beneficiários dos programas de transferência de renda. No total foram entregues 63 certificados: 21 com certificação de cabeleireiro, 28 para designer de sobrancelhas e 14 para artesanatos.

O projeto de qualificação profissional foi executado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Guaraí.

Assinatura do Termo de Pactuação

O secretário Messias Araújo e a prefeita Lires Ferneda assinaram o Termo de Pactuação das Ações e Serviços de Inclusão Produtiva Urbana e Rural. Os projetos articulam ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.

A prefeita Lires Ferneda enalteceu a parceria com o governo estadual para qualificação profissional e desenvolvimento de habilidades específicas das pessoas. O secretário da Setas, Messias Araújo, comemorou a consolidação do projeto de capacitação, empreendedorismo e serviços de apoio para geração de renda. “Graças o apoio dos municípios, técnicos e servidores do estado, que estão abraçando essa causa e fazendo acontecer”, agradeceu o secretário de estado.

O evento contou também com a presença da secretária municipal de Assistência Social de Guarai, Maria José Ferreira, e a vereadora Fátima Coelho representando a Câmara Municipal. Associações e beneficiários de programas de transferência de renda, jovens, famílias inseridas no Cadastro Único, famílias acompanhadas pelo PAIF, empreendedores da Economia Solidária, produtores rurais e pessoas em situação de vulnerabilidade social, lotaram o plenário da Câmara.

A secretária municipal de Assistência Social de Guaraí, Maria José Ferreira, disse que as capacitações formaram empreendedores para o município.
A solenidade contou com apresentações culturais
O secretário de estado Messias Araújo e a prefeita Lires Ferneda assinaram o Termo de Pactuação das Ações e Serviços de Inclusão Produtiva Urbana e Rural.
Durante a solenidade, alunos de uma escolinha de karatê fizeram uma demonstração para o público no plenário da Câmara Municipal.