5ª Feira Cultural do Colégio Militar recebeu equipe da saúde para prevenção contra a dengue

O CCZ levou equipamentos e amostras de animais peçonhentos.

A 5ª Feira Cultural do Colégio da Polícia Militar de Guaraí – Unidade VIII recebeu na manhã desta quinta-feira, 7, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Eles levaram para os alunos ações interativas de prevenção da dengue.

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela e o seu ciclo de vida foi o tema principal das palestras. “É divido em 4 fases: ovo, larva, pupa e mosquito desenvolvido. O ciclo começa quando uma fêmea adulta deposita seus ovos nos reservatórios com água limpa, parada e normalmente após 7 dias, a larva cresce e vira pupa e, 2 dias depois, o mosquito está completamente formado e pronto para picar”, informou a enfermeira Nébia Gadelha.

A aluna Wiomara Araújo, 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio, memorizou sobre os riscos que a água parada pode causar. “Cuidados com acúmulo de água nas plantas para não fecundação e evitando a proliferação do mosquito da dengue”.

Para o diretor do Colégio Militar de Guaraí, Capitão Carmo, conscientização por meio de ensinamentos ainda é a melhor opção. “Alertar a comunidade escolar e que essas mensagens cheguem em seus pais e demais familiares”.

Escorpião amarelo

O agente de zoonoses Antônio Oliveira dos Santos aproveitou a oportunidade e reforçou os cuidados com o escorpião amarelo. “Caso perceba a presença de um escorpião amarelo deve procurar um adulto, eliminar o animal com cuidado ou ligar para o telefone do Centro de Zoonoses de Guaraí (CCZ). A pessoa deve se afastar até a chegada da equipe de Vigilância em Saúde”, informou o técnico.

No entanto, continuou o agente, “se já for tarde demais e alguém tiver sido picado, a orientação é ir para o hospital o quanto antes”, orientou Antônio Oliveira.

Também participaram a secretária municipal de Saúde Marlene Sandri; o coordenador de endemias Edivan Pereira; a médica veterinária e coordenadora do CCZ Maria Neuza Ferreira Nunes; e a biomédica e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Dyannayna Tavares.

A enfermeira Nébia Gadelha, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), passou para os alunos o ciclo de vida do mosquito da dengue.
Personagens fantasiados criaram um clima lúdico para o evento. Teve até um bebê.
Palestra da médica veterinária e coordenadora do CCZ, Maria Neuza Ferreira Nunes.