Prefeita Lires entrega obras e destaca números de atendimentos pela Assistência Social e CadÚnico

Mais de 1.100 beneficiados com programas sociais e cerca de 10 mil pessoas e 3.500 mil famílias inseridas no Cadastro Único em Guaraí.

Em solenidade de entrega das obras de reforma da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Cadastro Único, na manhã desta quinta-feira, 19, a prefeita de Guaraí Lires Ferneda destacou os projetos sociais desenvolvidos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

“Nossos projetos sociais são referência e tem aprovação pela população de Guaraí. Contamos com mais de 1.100 beneficiados que são atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).  São aulas de balé, karatê, artes, músicas, teclado, violão, instrumento de sopro, fanfarra e percussão), além das aulas para práticas esportivas de futsal, tênis de mesa e basquete”, elencou a prefeita Lires. Ela também divulgou os números de atendimentos do Cadastro Único. “Mais de 10 mil pessoas e 3.500 mil famílias inseridas no Cadastro Único”.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Maria José Ferreira, em 2019, os projetos sociais foram consolidados e a previsão para 2020 é de ampliação dos atendimentos. “Contamos com professores qualificados para todas as modalidades ofertadas no município. Vamos avançar para uma nova fase de desenvolvimento social em Guaraí”, comemorou a gestora.

Cadastro Único

Entre os serviços prestados pelo Cadastro Único estão os Programas de Transferência Direta de Renda (Bolsa Família, BPC- Benefício de Prestação Continuada, Renda Cidadã, Renda Cidadã Idoso e Ação Jovem) e os Programas Sociais que oferecem benefício ou isenção (Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social de Telefone, Carteira do Idoso, Passe Livre do Governo Federal; ID Jovem;  Isenção de taxa em concursos públicos; Minha Casa minha Vida; serviços do INSS para pessoas de baixa renda).

Localizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Cadastro Único fica na Avenida Presidente Dutra, nº 1054, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

“O atendimento do Cadastro Único é responsável pela promoção, manutenção e fiscalização de diversos programas sociais, como Bolsa Família, Renda Cidadã e isenções tarifárias e que utilizam como base cadastral o CadÚnico do Governo Federal”, explica o diretor do CadÚnico, Giovane Vitorino de Oliveira.

Participaram da solenidade de reforma da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Cadastro Único, os vereadores Gleidson Bueno e Walter Medeiros. O evento contou com presença da população guaraiense, da Polícia Militar, representantes de associações, lideranças rurais e servidores públicos.

Conheça alguns dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social de Guaraí.