Cras realiza palestras sobre DST’s e gravidez na adolescência

O Centro de Referência da Assistência Social de Guaraí (CRAS) está realizando palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e gravidez na adolescência. Na última semana, os alunos Escola Estadual Irineu Albano Hendges e José Costa Soares foram contemplados com o projeto de prevenção.

As palestras são ministradas pela enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional de Guaraí, Nébia Gadelha. “Transmitimos de forma clara e bastante interessante o assunto para prender a atenção de todos e promover uma série de perguntas. Tudo é esclarecido através de imagens e conceitos fundamentais para que os alunos possam compreender a importância da prevenção. O objetivo é proporcionar informações e orientações aos adolescentes”, esclareceu.

Segundo a enfermeira, doenças sexualmente transmissíveis podem afetar a saúde física, emocional e a qualidade de vida da pessoa. Quanto a gravidez na adolescência, ela destacou que os jovens não estão preparados “emocionalmente, nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade”.

O projeto está sendo conduzido pelo Cras, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Guaraí.