Home / DESTAQUE / Limpeza urbana, coleta de lixo e manutenção de estradas são mantidos com proteção aos servidores

Capa limpeza e infra 1280x854 - Limpeza urbana, coleta de lixo e manutenção de estradas são mantidos com proteção aos servidores

Os serviços de limpeza urbana e coleta de lixo estão sendo mantidos pela Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, mesmo diante das ações de combate ao Novo Coronavírus (COVID-19). A continuidade dos serviços é uma medida de proteção à saúde pública na cidade.

Segundo o secretário da pasta, Marcelo Albino, os trabalhos de limpeza, coleta de lixo, roçagem e poda de árvores só foram restritos aos colaboradores com mais de 60 anos. “Todos na faixa etária do grupo de risco foram liberados para ficarem em suas casas”, ressaltou.

Coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo de Guaraí, executados pela empresa Ecolur, seguem com o cronograma regular para garantir que a cidade mantenha níveis adequados de higiene no período da pandemia do coronavírus (Covid-19). A Secretaria Municipal de Saúde recomenda à população atenção especial para acomodação do lixo, principalmente no que diz respeito ao descartar materiais com potencial para contaminação, a exemplo de luvas, máscaras, lenços de papel, papel higiênico e demais insumos.

Uma forma de depositar estes resíduos de forma mais segura e colaborar para que os trabalhadores da limpeza da cidade tenham mais segurança é acondicionar o material em um saco de lixo, fechá-lo e depois depositar em um segundo saco, que deverá ser também fechado, assim diminuindo a possibilidade de contato.

Ainda para proteção dos trabalhadores da limpeza é recomendado que ao descartar materiais que possam ser cortantes ou perfurantes, as pessoas tentem acondicioná-los em um recipiente que impeça contato com o gari, assim minimizando os riscos de acidentes. Uma boa forma é colocá-los em uma embalagem plástica vazia, como embalagens pets, mantendo-as tampadas e só então descartar tudo para a coleta.

Manutenção nas vias urbanas

Os servidores da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura estão executando serviços de tapa-buracos nas vias urbanas e manutenção em acessos de estradas na zona rural, devido efeitos causados pelas chuvas. Para o secretário da pasta, Antônio Moura Cruz, todas as medidas de proteção estão sendo adotadas para preservação da saúde dos trabalhadores. “Eles trabalham em um ambiente ao ar livre, estão mantendo 2 metros de distância um dos outros, máscaras, luvas e demais instruções”, explicou.

Todos os serviços executados pelo município, os servidores são monitorados e usam Equipamentos de Proteção Individual (EPI), principalmente, os de proteção ao coronavírus.

Infra - Limpeza urbana, coleta de lixo e manutenção de estradas são mantidos com proteção aos servidores

About ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO