Covid-19: em videoconferência, Prefeitura de Guaraí e PRF elaboram estratégias de suporte aos caminhoneiros

A prefeita Lires Ferneda esteve em videoconferência na manhã desta sexta-feira, 15, com o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guaraí, João Paulo Barreto Lustosa, para planejamento e estratégias que irão dar suporte aos caminhoneiros em suas passagens pela BR-153, no trecho que corta o município. A reunião contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Marlene Sandri.

A iniciativa da Prefeitura de Guaraí e PRF tem como objetivo reduzir o número de casos confirmados envolvendo caminhoneiros na região, além de valorizar os profissionais do transporte, que estão garantindo o abastecimento das cidades e a oferta de serviços essenciais neste momento de pandemia.

Segundo levantamento do Hospital Regional de Guaraí, 11 caminhoneiros, de passagem pela BR-153, tiveram exames confirmados para a Covid-19, 3 deles moradores do município e 8 de outros estados.

Na ocasião, o chefe da PRF sugeriu à prefeita Lires Ferneda, uma videoconferência com os prefeitos dos municípios vizinhos de Rio dos Bois, Presidente Kennedy, Tabocão e Couto Magalhães para melhor eficiência na intervenção e ampliação do auxílio aos caminhoneiros.

De acordo com o PRF Lustosa, em uma ação recente na cidade de Colinas-TO, os caminhoneiros relataram o costume de paradas nas cidades vizinhas de Guaraí. “Dos 120 testes rápidos que realizamos, 13 deram positivos, todos assintomáticos, não sentiam os sintomas e pernoitaram em município próximos de Guaraí”, informou o chefe da PRF local.

Um dos primeiros resultados positivos de Covid-19, em Guaraí, foi de caminhoneiro, com histórico de viagens a outros estados, retornando com os sintomas da doença.

Para a prefeita Lires Ferneda, a ação de suporte aos profissionais do transporte é questão de urgência. “Nota-se, portanto, que os caminhoneiros que transitam pela BR 153, rodovia que passa pelo centro da cidade, são vetores potenciais na transmissão do Coronavírus e precisam de orientação e acompanhamento dos órgãos de Saúde, para que suas vidas não sejam ceifadas pelo descaso e discriminação e não contaminem mais gente por onde passarem”, frisou.

“A PRF tem trabalhado desde o início dessa pandemia. Vamos continuar conscientizando e tirando dúvidas dos caminhoneiros, atenções com a higiene pessoal, caso sintam mal-estar, pode nos procurar no posto local, ou o hospital e unidades de saúde. Os profissionais do transporte precisam ser amparados nas rodovias, sentir segurança para seguirem suas viagens”, finalizou o chefe da PRF.

A campanha de suporte aos caminhoneiros será em parceria da Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, representada pela Vigilância Sanitária e pela Vigilância Epidemiológica, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que farão ações educativas e atendimento preventivo a estes profissionais tão importantes para a sociedade.

Material produzido pela equipe de comunicação da Prefeitura de Guaraí e que será usado para orientações aos caminhoneiros.