Covid-19: Prefeitura de Guaraí alerta para possíveis primeiros casos de transmissão comunitária

A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, que atua no monitoramento dos casos positivos da Covid-19, investiga possível primeiros casos de transmissão comunitária no município. Até então, 2 pacientes não sabem onde foram contaminados, uma vez que não tem registro de viagem e nem contato com outros casos positivos.

Os 2 casos sem registros, representam 7% do total de casos confirmados. Os outros 93% foram identificados a origem da contaminação.

Quando a transmissão passa para a fase de ser comunitária, o contágio pode acontecer em qualquer local, como em supermercados, agências bancárias, ambiente de trabalho e contato entre amigos.

Até então, em Guaraí a transmissão da doença era tida como local, ou seja, todos os casos positivos foram possíveis determinar a rede de contágio, permanecendo em isolamento domiciliar tanto os diagnosticados quantos os que com eles tiveram contato. E sempre acompanhados por uma equipe de saúde.

A Prefeitura de Guaraí ressalta que as medidas de controle social, bem como correta higienização das mãos e uso de máscaras, ainda são prioridades no enfrentamento ao Coronavírus.

Com 26 casos confirmados, a Prefeitura reforça a necessidade de as pessoas evitarem, imediatamente, a circulação nas ruas, medidas de distanciamento social e higienização pessoal.