Rede Municipal da Educação de Guaraí é selecionada para grupo de estudos da Unesco; secretário Sebastião Mendes representa o município

Secretário da Educação e Cultura, Sebastião Mendes e a prefeita Lires Ferneda.

A Rede Municipal da Educação de Guaraí foi selecionada para o Programa Virtual de Formação em Políticas de Avaliação Educacional promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O secretário municipal da Educação e Cultura, Sebastião Mendes, será o representante do município.

“Estou muito feliz de ser selecionado e representar o nosso município nessa tão importante missão. Quero agradecer a Deus, a Undime-TO e a equipe da Semec de Guaraí pela confiança e apoio durante minha caminhada. Tudo que vivenciei possibilitou o enriquecimento do meu currículo, sendo um diferencial no processo seletivo. Ser um dos três representantes do Tocantins neste curso possibilitará uma grande troca de experiências com gestores em educação de toda a América Latina”, disse o secretário Sebastião Mendes.

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Unesco lançou a formação virtual de estudos e avaliação educacional para a América Latina com participação de diversos países. Tudo o que for elaborado pelos grupos deve se tornar documento que servirá de orientação para os países da América Latina.

“Participei da primeira live na última terça-feira, 26, com participantes da Argentina, Peru, Cabo Verde e de outros estados brasileiros”, disse Sebastião Mendes.

Os selecionados receberão, ao final dos estudos, um certificado em graduação de nível internacional com ênfase em plataformas educacionais.

Os estudos serão realizados durante seis meses. Cada país deve promover o debate, juntar com a realidade de outros países e construir um documento orientador para a América Latina. “Participei da primeira live nesta terça-feira, 26, com participantes da Argentina, Peru, Cabo Verde e de outros estados brasileiros”, completou Sebastião Mendes.

A seleção das cidades tocantinenses ficou a critério da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO). Além de Guaraí, Lajeado e Araguaína também foram selecionadas.

O curso deve iniciar nesta quarta-feira, 27 de maio.

Sebastião Mendes é  secretário municipal da Educação e Cultura de Guaraí-TO, professor: 21 anos na Rede Pública de Ensino (disciplinas: matemática, química, física, biologia, ciências e geografia); 5 ano como professor universitário no Instituto Educacional Santa Catariana – Faculdade Guaraí (IESC/FAG) (disciplinas: Química geral, Química Orgânica, Química Inorgânica, Bioquímica, Histologia, Zoologia dos invertebrados, Análise Ambiental e Ecologia); pós-graduado em Metodologia do Ensino de Matemáticas, complementação em Magistério Superior, complementação pedagógica em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Goiás.