Prestação de contas: atendimentos à população e investimentos em ações de combate ao Covid-19

A Audiência Pública de prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2020, realizada na última quinta-feira, 28, foi de forma on-line, via transmissão pelas redes sociais da Prefeitura de Guaraí, uma medida para evitar aglomeração de pessoas. Os gestores destacaram o aumento no número de atendimentos à população e os investimentos com recursos próprios no combate à pandemia causada pelo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou os investimentos na Atenção Básica, totalizando no período R$ 4.826.398,48.  Destacou, também, as despesas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e produtos para higienização destinados às Unidades Básicas de Saúde e aos servidores da saúde. Foi informado, ainda, que o valor extra investido em ações de saúde, com recurso próprio, foi de R$ 923.380,55. Com isso, a gestão ultrapassou os 15%, previstos em lei, do orçamento para a área da saúde, atingindo o percentual de 21,88%.

Secretária Municipal da Saúde, Marlene Sandri.

A Assistência Social apresentou mais de 4,5 mil atendimentos realizados pelo Centro de Referência (CRAS), mais de 1,3 mil atendidos pelo Cadastro Único e mais 460 serviços prestados à população neste 1º quadrimestre de 2020. Foram mais de 3,5 mil atendimentos prestados pela Secretaria de Esporte, Juventude e Turismo.

Secretária de Assistência Social, Maria José Ferreira.
Nildo Sales (Esporte, Juventude e Turismo)

Pela Secretaria de Administração, Planejamento, Finanças e Habitação, mesmo diante do contingenciamento preventivo ao Covid-19, que gerou a redução da arrecadação, o município manteve os servidores efetivos e contratos em relação aos pagamentos de seus vencimentos. Graças ao controle fiscal e planejamento da administração municipal.

Na Educação, o secretário Sebastião Mendes apresentou as obras de reforma e ampliação nas unidades educacionais, aquisição de novos uniformes escolares, manutenção e instalação de câmeras para monitoramento no transporte escolar, dentre as demais ações.

Sebastião Mendes (Educação e Cultura)

Para a gestão de Obras e Infraestrutura, os serviços essenciais não pararam, mesmo diante da pandemia causada pelo Covid-19. Foram serviços de tapa-buracos, manutenção de pontes e estradas rurais e demais serviços.

Serviços de limpeza urbana, jardinagem, hortas comunitárias e projetos de produção de alimentos foram apresentados pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Ana Paula Almeida (Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos)
Antônio Carlos Cruz Moura (Obras e Infraestrutura)

“O 1° Quadrimestre de 2020 foi um grande desafio para a gestão municipal, porque aconteceu um fato inesperado no meio do caminho: a pandemia causada pelo novo Coronavírus – Covid 19. Parte do planejamento vigente foi abortado, e novas estratégias precisaram ser implementadas, a fim de enfrentar e conviver com a nova situação. Houve uma queda brusca de receitas e, por outro lado, o aumento de despesas, principalmente, na área de saúde”, ressaltou a prefeita Lires Ferneda.

Diante do quadro delineado, continuou a prefeita Lires, os principais fatores positivos foram manter o pagamento dos servidores, efetivos e contratados, em dia; cumprir com os repasses previdenciários; pagar as parcelas das dívidas de gestões anteriores de INSS, GUARAÍPREV, PASEP, BANCO PANAMERICANO e IBAMA, totalizando mais de R$ 530 mil. “Além de pagar fornecedores, iluminação pública, empresa de coleta de lixo urbano; dar continuidade a todas as obras, enfim, manter a máquina pública funcionando, sem perda de tempo e de prazos”, pontuou.

A Audiência Pública aconteceu na última quinta-feira, 28, com transmissão ao vivo pelo Facebook/prefeituradeguarai, direto do Plenário da Câmara Municipal, sem público presente. Os microfones foram higienizados ao passar de um gestor para o outro.

A prestação de contas foi apresentada pelos secretários Raimundo Pessoa (Administração, Planejamento, Finanças e Habitação);  Marlene Sandri (Saúde); Antônio Carlos Cruz Moura (Obras e Infraestrutura); Nildo Sales (Esporte, Juventude e Turismo); Maria José Ferreira (Assistência Social); Ana Paula Almeida (Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos); Sebastião Mendes (Educação e Cultura); Meirinalva Barnabé (GuaraiPrev) e Carlos José da Silva (contabilidade).

BAIXAR ARQUIVOS – AUDIÊNCIA PÚBLICA – PRESTAÇÃO DE CONTAS (1º QUADRIMESTRE DE 2020)

ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO, FINANÇAS E HABITAÇÃO

OBRAS E INFRAESTRUTURA

ESPORTE, JUVENTUDE E TURISMO