Live Selo Unicef: profissionais da educação, jovens e adolescentes são orientados sobre direitos sexuais e reprodutivos

Cerca de 20 profissionais da Rede Municipal da Educação de Guaraí participaram na tarde desta terça-feira, 02, de uma live para capacitação com o tema: “Direito Sexual e Reprodutivo dos Adolescentes”. A ideia é que esses profissionais possam multiplicar esse conhecimento por meio de novas metodologias dentro das escolas do município.

As capacitações foram realizadas pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Kátia Aguiar. A ação iniciou na última segunda-feira, 01, em uma live com a participação de jovens e adolescentes que participam dos programas sociais pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Prevenção da gravidez não planejada na adolescência foi o principal assunto. “A adolescência é uma fase de mudanças. Nessa fase se inicia a sexualidade e pode acontecer gravidez não planejada”, alertou a enfermeira.

O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Guaraí, por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e tem como objetivo fomentar uma metodologia que será utilizada dentro das escolas municipais, voltada aos pais e alunos adolescentes, sobre o direito sexual e reprodutivo.

As capacitações foram realizadas pela enfermeira Kátia Aguiar: “A adolescência é uma fase de mudanças. Nessa fase se inicia a sexualidade e pode acontecer gravidez não planejada”, alertou.