Vigilância Sanitária atende denúncia de lixo hospitalar descartado em calçada de Guaraí

Foram recolhidos aproximadamente 38 kg de lixo no local. “Eram seringas descartáveis, utilizadas e com suas agulhas sem as proteções, além de vários medicamentos vencidos”

Na tarde dessa quinta-feira, 18, a Vigilância Sanitária de Guaraí (Visa) recebeu denúncias de que havia lixo hospitalar, supostamente produzido por farmácias, e expostos em uma calçada na região Central do Município. Os inspetores sanitários foram até o local e constataram a veracidade da denúncia.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Wellington Sousa, no local foram recolhidos aproximadamente 38 kg de lixo. “Eram seringas descartáveis, utilizadas e com suas agulhas sem as proteções, além de vários medicamentos vencidos”, informou.

Após o flagrante, os agentes da Visa, servidores públicos, sofreram desacato por parte do proprietário de um estabelecimento, próximo ao local que o material descartado foi encontrado. Em seguida, a Polícia Civil foi acionada. A perícia técnica constatou as evidências e registrou um boletim de ocorrência.

“O responsável pelo descarte do lixo hospitalar irá responder pela poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde pública (art. 54 caput da lei dos crimes contra o Meio Ambiente)”, alertou o diretor da Vigilância Sanitária.

Desacato

Vale ressaltar que: é crime praticar injúria contra funcionário público, em razão de suas funções, de acordo com o art. 141 do Código Penal Brasileiro, além do art. 331 que inibe desacato.

O descarte incorreto do lixo hospitalar pode oferecer riscos à saúde pública.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo