Maria da Piedade é empossada como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil em Guaraí

Prefeita Lires Ferneda representou todos os prefeitos dos municípios, onde tem polo da UAB.

Em cerimônia on-line, a Secretaria Estadual da Educação deu posse aos novos coordenadores de polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Tocantins. Maria da Piedade Costa Azevedo Gomes foi empossada no Polo UAB do município de Guaraí.

A prefeita Lires Ferneda representou todos os prefeitos dos municípios, onde tem polo da UAB.

“Guaraí é parceira da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Governo do Estado do Tocantins na implementação do Polo UAB/SEDUC, no Município, possibilitando à população guaraiense e região o acesso ao Ensino Superior também nesta modalidade. Parabenizamos todos os coordenadores de polos que tomaram posse, hoje, nos quinze municípios tocantinenses e, em especial, a coordenadora do Polo de Guaraí, Maria da Piedade Costa Azevedo Gomes”, disse Lires Ferneda.

Nos polos, são ofertados cursos superiores, gratuitos e de qualidade, por meio de Instituições Públicas de Ensino Superior (IES).

O trabalho é desenvolvido por meio de três instâncias: a Capes, fomentando e articulando os processos; a IES, propondo e ofertando os cursos; e os estados e municípios, garantindo a infraestrutura necessária para atender às atividades presenciais no polo. Os polos estão distribuídos nos seguintes municípios: Alvorada, Araguacema, Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Mateiros, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga.

Ao empossar os novos coordenadores, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou a importância de um olhar integrador para a educação. “A educação superior começa na ponta, com a educação básica, que vai preparar os estudantes para um curso superior. Nós acreditamos e valorizamos muito todo esse processo, e, hoje, as nossas escolas são polos para a oferta de cursos superiores da Universidade Aberta do Brasil. A parceria com as instituições de ensino: Instituto Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins e Universidade de Brasília, assim como com os demais parceiros, é primordial”, frisou.

Adriana Aguiar elencou, ainda, a importância do trabalho que será realizado pelos coordenadores nos polos. “Vocês serão os articuladores, os que irão ter o contato direto com os estudantes. Um trabalho que será primordial para garantir que muitos estudantes tenham sucesso, assim como irão trabalhar para fazer com que a comunidade tenha conhecimento dos cursos ofertados e que tenha interesse em galgar novos caminhos na sua formação”, pontuou.

Representando a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a professora Suzana Gilioli destacou a importância do trabalho integrado entre as instituições em prol da educação. “Esse é um trabalho muito importante, do qual somos muito felizes em fazer parte, pelos frutos que a educação a distância vem colhendo em nosso Estado. Esse tem sido um momento propício para voltarmos o nosso olhar para esse modelo de ensino”, pontuou.

Empossados

Maria da Piedade Costa Azevedo Gomes – Polo UAB do município de Guaraí;

Maria das Graças P. de Paula – Polo UAB do município de Alvorada;

Leila Alves de Brito Paiva –    Polo UAB do município de Araguacema;

Susie Fernandes Santos Silva – Polo UAB do município de Araguaína;

Josivan Resplandes de Sousa – Polo da UAB município de Araguatins;

Sandra Maria Ferreira da Cunha Soares – Polo UAB do município de Arraias;

Neila de Sousa Magalhães – Polo UAB município de Colinas do Tocantins;

Marizelia Alves dos Reis – Polo UAB município de Cristalândia;

Adelmides José da Mata – Polo UAB município de Dianópolis;

Maria Conceição Alves Soares – Polo UAB do município de Gurupi;

Amélia Ribeiro Cunha Barbosa – Polo UAB do município de Mateiros;

Marilha dos Santos Maciel – Polo UAB do município de Palmas;

Marinalva Bezerra Lima – Polo UAB do município de Pedro Afonso;

Alessandra Nunes Escobar Oliveira – Polo UAB do município de Porto Nacional;

Elisângela Ferreira do Couto – Polo UAB do Polo UAB do município de Taguatinga.