Plano de retomada das aulas não presenciais na Rede Municipal de Educação de Guaraí é indicado para representar o Tocantins em estudo nacional

O secretário municipal da Educação e Cultura, Sebastião Mendes, a prefeita Lires Ferneda, e a equipe educacional, juntamente com os pais e responsáveis pelos alunos, tomaram consciência da nova realidade, em se tratando dos perigos da pandemia, e decidiram pela melhor forma de retomada das aulas não presenciais.
Levando em conta critérios como responsabilidade fiscal e administrativa, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, indicou o município de Guaraí como referência para compor o estudo. “A equipe técnica que realiza o estudo solicitou a indicação de um município do Estado que esteja realizando um trabalho relevante neste período”, afirmou a titular da pasta.

A Rede Municipal de Educação de Guaraí foi indicada para representar o Estado do Tocantins, em estudo nacional, realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE – IRB) pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional e por 26 Tribunais de Contas de todo o Brasil.

De acordo com a Seduc-TO, a equipe técnica que realiza o estudo solicitou a indicação de um município do Estado que esteja realizando um trabalho relevante neste período. Levando em conta critérios como responsabilidade fiscal e administrativa, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, indicou o município de Guaraí como referência para compor o estudo. “A indicação de Guaraí representa o reconhecimento ao trabalho responsável que os municípios do Estado têm realizado, pensando na educação e no que ela representa para o desenvolvimento social do Tocantins neste período de pandemia”, justificou a titular da pasta estadual.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, indicou o município de Guaraí como referência para compor o estudo nacional.

Para a prefeita Lires Ferneda, a indicação do Município de Guaraí, representando o Estado do Tocantins representa a reinvenção da Educação em um momento de fatos adversos e inimagináveis. “Guaraí determinou-se a sempre pensar e agir positivamente diante de pessoas e situações difíceis. A equipe educacional, juntamente com os pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino, tomou consciência da nova realidade, em se tratando dos perigos da pandemia, e vislumbrou um novo horizonte possível”, pontuou.

Em consequência disso, reforça Lires Ferneda: “A Educação de Guaraí realizou pesquisa sociocultural, visando ao levantamento de dados em relação ao acesso à tecnologia como, por exemplo, à internet, pelas famílias dos alunos; elaborou uma nova proposta de ensino de forma remota; capacitou professores para novas metodologias, como aulas por meio de vídeos, e o relacionamento com os alunos e suas famílias, à distância, via redes sociais, principalmente, WhatsApp; criou a Plataforma Digital; elaborou tarefas impressas; organizou um cronograma de distribuição e recebimento das tarefas,  mantendo as medidas preventivas à disseminação do coronavírus”, pontuou a prefeita de Guaraí.

Professores da Rede Municipal da Educação de Guaraí estão se destacando na produção de aulas digitais para o plano de retomada das aulas não presenciais no município.

“Quero destacar a importância e o papel  da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO), no apoio e assessoria aos municípios nessa época de pandemia”, lembrou o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes.

Iniciativas do Tocantins para a educação são destaque em pesquisa nacional dos Tribunais de Contas

O levantamento nacional mapeou as ações de 249 Secretarias de Educação (232 municipais e 17 estaduais) de 23 Estados de todas as regiões do País. O Tocantins foi escolhido como referência nacional, tendo participado do evento virtual de apresentação dos resultados dos estudos, realizado no dia 19 de junho.

O estudo nacional foi realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e por 26 Tribunais de Contas de todo o Brasil.

“Uma experiência desafiadora e de resultados impactantes. Todos sentiram a capacidade de escolher novos rumos, novas aprendizagens, novos jeitos de ensinar e aprender. O respeito indispensável à presença e à distância. O sentimento de saudades da rotina, mas a coragem de enfrentar o desconhecido. Além do medo, da passividade, a ação. A busca no interior de si mesmo a resposta e a saída do caos. Guaraí teve a força para fazer, na Educação, um caminho melhor para a sociedade”, comemorou Lires Ferneda.

Governo do Estado do Tocantins confirma indicação da Rede Municipal de Guaraí para representação em estudo nacional.

Prefeitura de Guaraí apresenta proposta de retomada das aulas na Rede Municipal da Educação em formato não presencial

Videoconferência do Fórum Estadual de Educação destaca projeto de retomada das aulas da Rede Municipal de Guaraí

Conselho Municipal de Educação de Guaraí aprova proposta pedagógica para retomada das aulas não presenciais no município