Testes rápidos Covid-19: após finalizar testagem com profissionais da saúde, Prefeitura de Guaraí segue triagem com demais servidores, forças policiais e grupos de risco

Aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, o Município de Guaraí inicia na próxima semana a testagem para Covid-19 dos servidores municipais, policiais (militares, civis e rodoviários), pessoas que se enquadrarem nos grupos de risco como idosos, gestantes e com comorbidades, além das pessoas que estão em contato com os pacientes positivos.

Para estas ações, a Prefeitura de Guaraí investiu R$ 110 mil para aquisição de 5.000 testes rápidos. Os recursos são do Fundo Nacional de Saúde, recebidos pelo Município para auxiliar nas ações de prevenção e combate à pandemia provocada pela Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS-Guaraí), a previsão é para aquisição de mais 3.000 testes rápidos.

“Mesmo tomando todas as medidas de proteção e prevenção, como uso de máscaras, lavagem frequente das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações, é difícil reduzir a zero o risco de contaminação. É neste ponto que entra a importância da testagem”, explica a secretária municipal da Saúde, Geórgia Cecconello.

De acordo com a SMS-Guaraí, o diagnóstico rápido permite que as pessoas tenham a oportunidade de decidir pelo tratamento precoce, além do isolamento dos casos positivos e a estimativa da quantidade de medicamentos que o Município precisa investir.

Novo teste rápido pode identificar se a pessoa já teve contato com a Covid-19

Com o novo teste rápido, o Easy Teste, adquirido pela Secretaria Municipal da Saúde, é possível identificar pessoas que já tiveram contato com a doença e produziram anticorpos, além das pessoas com resultado negativo (não estão com a doença e ainda não tiveram contato com o vírus).

Dicas para o tratamento precoce

Fique atento aos seguintes sinais e sintomas: perda do paladar e olfato, febre, cefaleia, dor no corpo, tosse, coriza, fadiga, dor abdominal e diarreia, procure ajuda, imediatamente, em uma das oito unidades de saúde de Guaraí.

“Não espere piorar para buscar ajuda. O tratamento precoce, realizado com orientação médica, é considerado efetivo”, orienta a Secretaria Municipal da Saúde de Guaraí.

Farmácia Municipal de Guaraí divulga medicamentos disponíveis para tratamento de Covid-19

Na última semana, a SMS-Guaraí divulgou a relação de medicamentos disponíveis para combate à Covid-19. Os remédios são indicados para o protocolo de tratamento precoce, nas fases iniciais (primeiros sintomas). Os medicamentos são fornecidos mediante prescrição médica.

Confira a relação

1-      Acetilcisteína 600 mg