Capoeira é Vida!!

   A história da Capoeira remota à era da colonização brasileira, quando os escravos chegaram ao Brasil, trazendo sua cultura que se misturou aos povos nativos que aqui já existiam. A arte marcial precisou ser disfarçada para que os senhores das fazendas não os proibissem de praticá-la. Dessa forma, adicionaram som ao ritmo para simbolizar uma dança, quando na verdade, se tratava de uma arte usada para se defenderem.

   A Capoeira era praticada em terreiros próximos às senzalas, onde haviam também pequenos arbustos, na época chamados de capoeira ou capoeirão, daí ficou conhecido o nome de uma das artes marciais mais comuns do Brasil.

   Além da autodefesa, a capoeira pretendia ainda lembra-los da terra que foram obrigados a deixar para trás, além de aliviá-los do estresse do trabalho exaustivo e fora de condições humanas que eram submetidos. Em homenagem, no dia 26 de novembro de 2014, a UNESCO, declarou essa arte marcial como um patrimônio imaterial da humanidade, por representar a luta dos negros brasileiros durante os períodos colonial e imperial. E mais, no dia 3 de agosto é comemorado o dia do Capoeirista.

   Todo exercício físico traz grandes benefícios a quem o pratica, na capoeira não é diferente. Ao trabalhar todo o corpo, a arte marcial desenvolve força e flexibilidade, reduz estresse e ansiedade. Ajuda a emagrecer, melhora a autoconfiança e autoestima, estimula o condicionamento cardiovascular e um dos mais importantes, o respeito pelo próximo. Quem pratica a capoeira, vive melhor!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo