Caso de superação: A história de quem venceu o câncer de mama

 

  O mês de outubro é um mês de conscientização acerca do câncer de mama, doença que mata muitas mulheres todos os anos. Para muitas, é um mês que remete à um episódio da vida triste. Para outras, apesar da tristeza que a doença trouxe, as fazem lembrar da felicidade de superação, por ainda estarem vivas, ajudando outras mulheres a se prevenirem.

  A Drª. Zoila Toyos passou por essa situação e compartilhou a sua experiência com o câncer de mama.

COMO TUDO ACONTECEU?

  “Há dois anos, eu tive o diagnóstico de câncer de mama invasivo, fui submetida à cirurgia e posteriormente à quimioterapia e radioterapia. Foram momentos difíceis por que tive que me deslocar à Imperatriz – Maranhão para fazer a radioterapia, pois somente a quimioterapia que consegui fazer no Centro Oncológico de Palmas. Hoje, após dois anos, continuo fazendo meus exames periodicamente, visito o oncologista a cada três meses e um mastologista a cada um ano. Continuo também usando a medicação, que é necessário usá-la por dez anos e me sinto muito bem. O que ajuda muito no tratamento é a espiritualidade da pessoa, estar otimista, principalmente no momento em que o cabelo está caindo, que é um momento muito difícil para uma mulher. Nesses casos, é importante deixar a criatividade livre, como eu fiz usando meus turbantes e outros acessórios. ”

  O QUE SENTIU AO SER DIAGNOSTICADA E ONDE ENCONTROU FORÇAS PARA FAZER SEU TRATAMENTO?

  “Para uma mulher já é muito difícil receber um diagnóstico de câncer de mama, mas para uma médica é ainda pior, pois sabemos de forma mais acentuada sobre a doença: como é o tratamento, os efeitos colaterais, a gravidade da cirurgia para retirada do tumor, do pós-operatório e ainda do longo tempo de tratamento. Isso cria uma situação emocional muito complexa. Naquele momento tive ajuda de muitas pessoas, principalmente do meu filho, mas mesmo assim o chão parece se abrir, você perde as cores e eu lembro que visitei o shopping no dia seguinte com uma grande amiga minha e eu disse: ‘pela primeira vez estou enxergando o shopping em preto e branco.’ A vida muda rapidamente no contexto de uma doença que pode findar com a vida da gente. Durante todo o tratamento eu sempre disse que o oncologista tem uma porcentagem grande, o paciente da mesma forma, mas sem dúvida o centro de tudo é Jesus, que foi também o sustento da vitória do meu tratamento.”

  QUE MENSAGEM PASSAR PARA À PREVENÇÃO?

  “Existe vacina para diversas doenças, no entanto, uma vacina para o câncer de mama não existe, apenas a prevenção. E independentemente da idade é necessário se examinar. Perante qualquer alteração visível, palpável, procure rapidamente um ginecologista, o clínico ou algum médico para que possa estar examinando as mamas. Porque a única vacina que nós temos ainda contra o câncer de mama é a prevenção. Quanto mais rápido você detectar, mais rápida será a possibilidade de cura para você. E ainda, a vitória do câncer de mama está na prevenção.”

  Após conhecer a história de paciente do câncer de mama da Drª. Zoila Toyos, cabe a você colocar o que aprendeu em prática. Ela foi curada porque descobriu a doença em seu corpo com tempo suficiente para ser tratada. Se preveniu durante os anos que tinha de experiência como médica e mulher.

  Independentemente da idade a mulher pode se prevenir. Não deixe para depois. Previna-se, pois essa é a única vacina contra o câncer de mama!

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo