Conferência Regional em Guaraí debate políticas públicas para idosos

Guaraí sediou na manhã desta quinta-feira, 13 de setembro, no auditório da Câmara de Vereadores, a quarta edição da Conferência Regional dos Direitos da Pessoa idosa, com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Os eixos do debate foram: os direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas, enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa, o papel dos conselhos no controle social, na geração e implementação de políticas públicas e por fim temas relativos à educação.

Segundo a Prefeita Lires Ferneda “São 21 municípios participando desse estudo das políticas que estão sendo desenvolvidas em prol dos idosos. Foi um prazer para nós, de Guaraí, receber a conferência e os demais municípios participantes para debater temas tão relevantes e que influenciam diretamente a vida de milhares de pessoas no Tocantins”, disse a gestora.

A secretária de Ação Social, Maria José Ferreira da Silva Curcino, disse que “Nós precisamos rever o conceito da pessoa idosa, direcionando políticas públicas para essa faixa da população que tanto necessita e aprimorá-las, para dar oportunidade deles dizerem o que querem para si. São os próprios idosos que vão elaborar as políticas públicas, pois o município tem a obrigação de dar esses idosos esse direito, como forma de respeito”, declarou.

Para Sandra Maria Ribeiro Leitão, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa é preciso falar dos direitos e anseios dos mais velhos. “Debatemos temas como saúde, educação e acessibilidade, que vão ajudar a construir as propostas da Conferência Estadual, que vai subsidiar as políticas públicas voltadas para a população idosa, dando o retorno para os municípios do que será desenvolvido nesse sentido”, disse Sandra, que ainda agradeceu a gestão da Prefeita Lires Ferneda por ter sediado o evento, que contou com a presença de representantes de 21 cidades circunvizinhas.

Aurora Stela Cas, servidora da secretaria de Assistência Social de Guaraí, participou da conferência e se disse muito feliz por poder contribuir para melhorias nas políticas públicas para os idosos. “As autoridades do Brasil deveriam pensar melhor e com mais carinho e não cortar benefícios para as pessoas idosas, mas sim implementar novos dispositivos, já que em muitas famílias a contribuição financeira e afetiva dessas pessoas é altíssima. Espero que essa conferência surta efeitos positivos”, disse a servidora.

Secretários de Ação Social de Guaraí e de mais de 20 cidades também estiveram presentes