Dia “D” do HIV/AIDS é realizado em Unidades Básicas de Saúde

  A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica/Atenção Básica, está realizando, hoje, 01/12, nas Unidades Básicas de Saúde, atendimento às pessoas que desejam fazer testes rápidos do HIV/AIDS, hepatites virais, sífilis e etc. Todos que quiserem realizar os exames podem estar se dirigindo ao posto de saúde onde é atendido, pois os profissionais da área estarão dando a assistência necessária.

     Além de saber o resultado na hora, os pacientes que reagirem positivamente a algum dos exames, estarão sendo orientados e encaminhados ao atendimento médico especializado, no qual serão acompanhados até o final do tratamento.  Ocorre também durante todo o dia, palestras acerca das doenças, demais agravos, transmissão, prevenção, tratamento, prognóstico, ensino do uso dos preservativos, bem como a distribuição dos mesmos nas unidades básicas de saúde em parceria com o Instituto Educacional Santa Catarina (FAG).

     A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico e destrói os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+), responsáveis pela proteção do organismo do indivíduo. Quando esses glóbulos diminuem ou não conseguem realizar sua função, o corpo humano perde também a capacidade de se defender, logo, doenças oportunistas, que geralmente não causam tantos males à saúde, se tornam letais.

     Boa parte das pessoas com AIDS ao contrair alguma dessas doenças, acabam morrendo, pois, o sistema defensor está deteriorado, deixando-as vulneráveis. O HIV, que é o vírus transmissor da AIDS, é transmitido através do sangue, esperma, secreção vaginal, leite materno e ainda transfusão de sangue contaminado.

     O melhor remédio para qualquer doença, é a prevenção!

     Não deixe para remediar, previna-se!

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook:

https://www.facebook.com/prefeituradeguarai/posts/1735464126524775

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo