Educação de Guaraí promove capacitação sobre a Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraí promoveu nesta terça-feira, 06/03, no salão da Primeira Igreja Batista de Guaraí, o Dia “D” – Dia Nacional de Discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para definição dos conhecimentos essenciais aos alunos da Educação Básica.

A programação do evento contou com a participação de professores, auxiliares de sala, cuidadores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, que aproveitaram o momento para elucidar algumas situações inerentes à educação.

O objetivo da capacitação foi apresentar a BNCC e a sua relevância, destacando o resgate do processo da construção pedagógica, a (re) elaboração do currículo e as principais implicações para a educação em Guaraí.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Maria Sônia, Coordenadora do Ensino Fundamental destacou sobre as fundamentações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que muito fortaleceu alguns posicionamentos para a coordenação em específico, melhorando os trâmites e as normas a serem adotadas em toda a estrutura organizacional da Rede Municipal de Educação de Guaraí.

BNCC

A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam, BNCC e currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.

Fernando Ramos e Anna Izabelle – ASCOM Prefeitura de Guaraí