Em encontro com governador e prefeitos, Lires Ferneda busca liberação de R$ 3,3 milhões para obras e serviços públicos em Guaraí

Reunião do governador Mauro Carlesse, direção da ATM e prefeitos do Tocantins discutiu demandas dos municípios (foto: ATM)

A convite do governo do Tocantins, a prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, participou de reunião com outros chefes do Executivo municipal de várias cidades do Estado organizada pela ATM (Associação Tocantinense de Municípios). A gestão de Guaraí aguarda a liberação de mais de R$ 3,3 milhões em verbas para obras e outros benefícios aos moradores de Guaraí. Desse total, o montante de R$ 1.320.000,00 é oriundo de emendas parlamentares e o valor de R$ 2.072.607,53 já foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), aguardando apenas o repasse.

As emendas são para obras e serviços públicos em várias partes da cidade, como pavimentação, construção de pontes, criação da Casa da Cultura, aquisição de ônibus para o transporte escolar, entre outros benefícios. Já o recurso aprovado pelo CDE em novembro de 2017 será utilizado para a implantação da infraestrutura do Parque Industrial de Guaraí.

Esta foi a principal pauta de reivindicação da gestora guaraiense na reunião que contou com a presença do governador Mauro Carlesse para discutir demandas relacionadas a verbas públicas e benefícios aos municípios.

OUTROS TEMAS

Entre outras pautas, também foram discutidos repasse para custeio de transporte escolar dos alunos da rede estadual, pagamento de emendas parlamentares, segurança pública e as condições precárias de rodovias estaduais em diversas regiões. “Houve a apresentação das demandas específicas de diversos municípios, visando à busca de soluções por parte do Estado. A reunião foi muito proveitosa pela interação dos governos – estadual e municipais, tendo em vista a governabilidade com resultados e benefícios à população tocantinense”, afirmou a prefeita.
O encontro ocorreu nessa segunda-feira, dia 3, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e foi realizado a pedido da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). “O governador e os secretários demonstraram empenho em resolver, com celeridade, os problemas apresentados, a fim de cumprir com o ideal municipalista, uma das bandeiras durante a campanha de seu governo”, complementou Lires Ferneda.

OS PREFEITOS

Participaram do encontro, conforme informações do governo do Estado, 92 prefeitos do Tocantins. Além dos prefeitos, participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, deputados federais e estaduais e auxiliares do Governo.

CONFIRA A RELAÇÃO DE EMENDAS E DEMAIS RECURSOS QUE BENEFICIAM O MUNICÍPIO DE GUARAÍ

– Emenda do Deputado Osíres Damaso
Valor: R$ 130.000,00
Objeto: pavimentação da Rua Paulo de Tarso – Setor Canaã
Ano: 2015
– Emenda do Deputado Estadual Valdemar Júnior
Objeto: pavimentação de ruas do Setor Alvorada II

– Emenda Deputado Eli Borges
Valor: R$ 130.000,00
Objeto: construção de 2 pontes, na região do São Bento
– Emenda Deputado Elenil da Penha
Valor: R$ 160.000,00
Objeto: ônibus futebol amador
– Emenda Deputada Luana Ribeiro
Objeto: construção da Casa da Cultura
– Emenda Deputado Paulo Mourão
Objeto: 2 ônibus transporte escolar

– Emenda Deputado Olyntho Neto
Valor: R$300.000,00
Objeto: pavimentação do Setor Alvorada I
Ano: 2019
¬- Além das emendas parlamentares, Guaraí reivindica a liberação de R$ 2.072.607, 53, aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), em novembro de 2017, para a implantação da infraestrutura do Parque Industrial de Guaraí.