Famílias guaraienses desfrutam os benefícios da Lavoura Comunitária

Plantar para alimentar, esse é o principal atributo da agricultura familiar de subsistência. A produção ocorre em pequenas lavouras e a colheita é feita para a venda e consumo do agricultor e de sua família.

Em Guaraí a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente cadastrou 60 famílias que foram beneficiadas com o projeto “Lavoura Comunitária”, um instrumento para diminuição da fome e inserção ao trabalho.

Foram formadas áreas de 1/2 hectare (cinco mil metros quadrados) para cada membro cadastrado, para que pudessem produzir o seu próprio alimento. Essas terras foram emprestadas para o cultivo por Genésio Ferneda, esposo da Prefeita Lires.

A Prefeita Lires Ferneda tem por objetivo promover a ampliação do projeto para suprir a demanda, tendo em vista muitas famílias cadastradas no sistema. Hoje a Prefeitura conta com 30 hectares de terra para o plantio e a previsão é para que dobre em 2019. “As famílias estão produzindo e levando os alimentos para suas casas, o excedente é trocado por outros alimentos não produzidos ou vendidos, a fim de suprir as demais necessidades”.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Os alimentos plantados recebem orientação e supervisão de uma equipe especializada da própria Secretaria, o qual relacionam o tempo e o clima para cada alimento plantado, como: milho, feijão, arroz, mandioca, hortaliças e outros alimentos essenciais à mesa.

Marcelo Albino, Secretário da pasta disse que “os benefícios trazidos aos agricultores são muitos, desde o empréstimo da terra a aração do terreno, bem como, mecanizar todo o ciclo de produção para que eles possam aproveitar ao máximo na colheita”, ressaltou Marcelo.

Para Seu Pedro José da Silva, agricultor beneficiário, elencou as variedades que podem produzir no decorrer do ano permitindo a conservação da terra e garantindo a qualidade do alimento, melhorando as características do solo e diminuindo a incidência das pragas.

Entre outras características deste projeto da “Lavoura Comunitária” estão a mão-de-obra familiar e o uso de ferramentas simples, como enxadas, foices, arados e rastelos, proporcionando a rotação de culturas, com o plantio de diferentes alimentos na mesma área, definidos conforme a época do ano ou a necessidade do produtor.

Fernando Ramos e Anna Izabelle – ASCOM Prefeitura de Guaraí

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook: