Guaraí participa de ‘Capacitação Nacional sobre Oncologia Infanto-Juvenil’, em Barretos

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde, enviou a Dra. Eliana Neves Mourão, pediatra do Município, para participar da ‘Capacitação Nacional sobre Oncologia Infanto-Juvenil’, nos dias 23 e 24 de março, no ‘Hospital de Amor Infanto-juvenil de Barretos’ (Hospital do Câncer de Barretos), em Barretos – SP, a fim de ser multiplicadora do conhecimento obtido a outros médicos de Guaraí.

O Curso-capacitação para 250 participantes de todo o Brasil ofertou temas sobre o câncer, como a leucemia na infância e câncer em outras partes do corpo, que não são tão frequentes, ainda que seja considerado muito raro nesta fase.

Trouxe para os médicos da saúde básica (generalista) de Guaraí conhecimentos para perceber os sinais e sintomas precoces do câncer infanto-juvenil. Uma visão de como suspeitar e como encaminhar para o Hospital de Barretos.

A Dra. Eliana Neves Mourão ressaltou a importância do encontro que possibilitou uma ponte direta para os médicos guaraienses que precisarem encaminhar um paciente e terem mais facilidades no acolhimento. “Além de estabelecer um contato entre nós, médicos de Guaraí, esse curso-capacitação abriu portas para o encaminhamento do paciente que, por ventura, apresentar exames alterados ou sintomas previamente diagnosticados, pois há médicos especialistas em Oncologia, em Barretos, para esta ponte direta”, destacou Eliana.

LEUCEMIA INFANTO-JUVENIL

Leucemia é o principal tipo de câncer Infanto-juvenil é um câncer não sólido, a LLA (Leucemia Linfóide Aguda), afeta o sistema sanguíneo e manifesta por alterações no hemograma, sinais de doenças sistêmicas como: perda de peso, astenia (fadiga), dores nos ossos, fraqueza e cansaço.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo