Guaraí vai ganhar campus de Universidade Federal

Guaraí terá um campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Foi o que revelou na última sexta-feira, 13/04, a Deputada Federal Dorinha Rezende (DEM) em reunião com a Prefeita Lires Ferneda e Vereador Bonfim Silva na Prefeitura de Guaraí.

A deputada revelou que o campus de Guaraí, será um dos três campi, ao lado de Araguaína, Tocantinópolis. Segundo ela a demanda foi inserida através de uma emenda sua dentro do Projeto de Lei 5274/16, que trata sobre o tema, já tendo sido aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

“Nossa expectativa é que o Projeto de Lei 5274/16 seja aprovado ainda no primeiro semestre pelo Congresso Nacional e siga para sanção do Presidente da República, o que não será uma dificuldade já que é um projeto que veio da União”, afirmou a parlamentar. Os cursos que serão implantados ainda dependem de estudos a serem realizados sobre as demandas regionais.

Dorinha destacou ainda o empenho da Prefeita Lires Ferneda para a inserção de Guaraí dentro do Projeto de Lei. “A Professora Lires nos procurou várias vezes em Brasília para defender a instalação de um pólo da Universidade em Guaraí, que em breve se tornará uma realidade graças ao seu empenho”, revelou a parlamentar.

A Prefeita Lires Ferneda agradeceu a Deputada Federal Dorinha Rezende pelo apoio ao Projeto e disse que o local de instalação do campus ainda está em análise. Revelou ainda que será marcada uma audiência pública na Câmara Municipal com a participação da comunidade, para que ela tome conhecimento dos detalhes do projeto e dê sugestões para a sua implantação.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Os custos da implantação ainda não foram revelados, mas devem ficar a cargo do Governo Federal, já o local de instalação deve ser cedido pelo município, que estuda desde a doação de um terreno até a cessão de escolas para o funcionamento da universidade até a construção da infraestrutura do campus.

“A Educação é uma prioridade para a nossa gestão e a notícia da instalação de um campus da universidade em Guaraí premia um trabalho que estamos realizando desde o primeiro dia de administração, que é o de colocar as contas do município em ordem e buscarmos a ajuda dos nossos parlamentares estaduais e federais, que têm nos atendido prontamente, como a deputada Dorinha Rezende, que tem destinado diversas emendas para o nosso município e se empenhado pessoalmente para que os avanços que almejamos se tornem realidade”, revelou a Prefeita Lires Ferneda.

Dorinha também destacou a situação financeira de Guaraí e disse que “só foi possível a inserção da cidade dentro do Projeto de Lei graças ao ‘CPF limpo’, que é como chamamos quando a prefeitura está com as suas contas em dia, permitindo firmar contratos e parcerias com o Governo Federal e receber recursos”, salientou a Deputada Federal.

Estiveram presentes na reunião o Secretário Municipal da Educação Sebastião Mendes de Sousa e o secretário de Administração e Finanças Raimundo Pessoa, que deram total e irrestrito apoio ao projeto.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí