A Luta Pela Liberdade

    A data estabelecida para a Consciência Negra ficou marcada pela morte de um dos líderes mais influentes na luta contra a escravidão, Zumbi de Palmares, que morreu em combate no dia 20 de novembro de 1695.

    Zumbi de Palmares criou um Quilombo para abrigar os negros que fugiam da escravidão. O lugar durou cerca de cem anos com o objetivo de proporcionar uma vida diferente aos que eram maltratados diariamente como escravos. No total, o Quilombo abrigou mais de vinte mil negros.

    A Lei Áurea, que deu liberdade aos escravos brasileiros surgiu em 1888 e ainda por muito tempo os negros que conseguiram sua carta de alforria enfrentaram dificuldades para construir suas vidas. Muitos deles voltaram para os mesmos locais de trabalho por não haver oportunidades melhores de sobrevivência. Apesar da liberdade adquirida, ficaram presos à realidade que pouco lhes beneficiava e por isso essa independência não chegou por completo, ou da forma correta.

    Mais de trezentos anos se passou desde a morte de Palmares, que lutou com rigor contra a opressão do homem branco e ainda se vê muitas desigualdades e preconceitos contra os negros e descendentes da cultura afro. Essa realidade precisa mudar.

    Que o dia 20 de novembro tenha a importância na mesma medida do sofrimento dos escravos. Que sirva ainda para lembrar da forma desumana que foram tratados antes e depois da liberdade conquistada após tantas lutas e milhares de mortes.

 

Por Anna Izabelle

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo