Taking too long? Close loading screen.
Prefeitura de Guaraí - Excelência para o cidadão!
Home / Custom Sliders / O Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher tem o objetivo de lembrar a luta feminina pelo reconhecimento e honra, dentro da sociedade. Desde as primeiras civilizações a mulher sempre teve uma tarefa muito importante, no entanto, pouco recordada.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. Hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo.

Desde o final do século 19, organizações femininas, advindas dos questões trabalhistas, protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações. 

"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp).

CURIOSIDADE

O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.

 

ASCOM Prefeitura de Guaraí