População de Guaraí pode ter redução de até 65% na conta de energia

Prefeita Lires Ferneda recebeu na manhã desta terça-feira, 03/04, a visita de representantes da Energisa, concessionária de distribuição de energia elétrica do Tocantins, em que foi aprovada uma ação em Guaraí nos dias 24 a 26 de abril entre o município e a Energisa para conceder às famílias carentes da cidade o custeio de até 65% da sua conta de energia elétrica, através da Tarifa Social e a troca de suas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de led, que são mais econômicas e duram mais.

“A prefeitura vai ajudar na busca dessas famílias carentes através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Guaraí, orientando-as sobre benefício e a documentação necessária para a sua concessão e a Energisa vai analisar cada caso e aplicar o benefício”, informou a Prefeita Lires.

Também foram debatidas outras demandas do município como regiões rurais com tarifas urbanas e áreas que ainda não estão sendo cobertas pela rede elétrica. O Secretário de Educação e Cultura do Município, Sebastião Mendes, que também participou da reunião levantou demandas sobre energia elétrica nas escolas urbanas e rurais.

Roger Pereira, coordenador de relacionamento com os clientes da Energisa, juntamente com a sua equipe de coordenadores e diretores regionais da empresa, prometeu analisar a proposta da Prefeitura para beneficiar as famílias carentes e enfatizou o trabalho da gestão da Prefeita Lires Ferneda por ter uma postura proativa, tendo posição de destaque no Tocantins pelo seu trabalho, além de honrar com todos os compromissos firmados entre a Prefeitura e a concessionária. Segundo Roger em 2017 foram investidos R$ 3,2 milhões em Guaraí e a previsão é que em 2018 sejam investidos mais R$ 800, totalizando R$ 4 milhões em dois anos.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

A prefeita Lires destacou a importância da economia de energia para Guaraí, e da redução nos custos com manutenção, que na sua gestão sofreu uma queda 93% em relação à gestão anterior. “A energia elétrica é indispensável para a população da cidade e para o homem do campo. De modo que a Prefeitura de Guaraí vai fazer o que for necessário para que nossa população obtenha energia elétrica com o menor custo possível, além de cuidarmos da rede pública de iluminação com excelência, reduzindo custos e proporcionando segurança para a nossa população transitar a noite sem medo”, afirmou Lires Ferneda.

Tarifa Social

A concessionária realiza o cadastramento das famílias de baixa renda de até meio salário mínimo por pessoa. Para obter o benefício, o cliente pode entrar em contato em qualquer posto de atendimento, levando o número do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Também podem obter o benefício famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica. Famílias com Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), Lei LOAS também podem requerer o custeio.

ASCOM Prefeitura Municipal de Guaraí