Demorando demais" Fechar a tela de carregamento.
Prefeitura de Guaraí - Excelência para o cidadão!
Home / MAIS NOTÍCIAS / PCCR’s dos servidores de Guaraí podem ser revistos após aumento de receita

PCCR’s dos servidores de Guaraí podem ser revistos após aumento de receita

Estudo pode elevar arrecadação própria em até 30% no próximo ano, permitindo concessão de benefícios e obras.

Após o encontro entre Prefeita Municipal de Guaraí, Lires Ferneda (PSDB) e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet-TO), a gestora afirmou que ainda não é possível falar em um novo Plano de Cargos Carreiras e Remunerações para os servidores públicos municipais, devido ao comprometimento de 53,58% da receita corrente líquida do município com folha de pagamento a partir da concessão da data base de 2019.

No entanto, segundo a própria prefeita, a perspectiva é que o quadro mude em 2020, quando a arrecadação própria do município deve aumentar em 30%, graças ao estudo que deve ser realizado ainda este ano para readequação da cobrança do IPTU em toda a cidade.

O estudo chamado georreferenciamento vai mapear a cidade, o que possibilitará, por exemplo, a cobrança de IPTU de áreas que eram consideradas rurais, mas que já estão densamente povoadas ou mesmo loteadas. A prefeita esclarece que não se trata de reajuste. “Os moradores de Guaraí que já pagam o seu IPTU normalmente continuarão sem reajuste para o próximo ano. No entanto, aqueles que ainda não pagam o imposto porque moram ou têm imóveis em loteamentos e bairros relativamente novos, serão cobrados a partir de 2020. Caso consigamos esse aumento de arrecadação sem perder a receita que já temos, vamos poder valorizar ainda mais os servidores públicos municipais de todas as categorias e trazer benefícios como mais asfalto, limpeza pública e iluminação para toda a cidade”, disse Lires Ferneda.

Segundo o secretário de Administração e Finanças, Raimundo Pessoa, a Prefeitura está aguardando a liberação dos recursos por parte da Caixa Econômica Federal para a realização da licitação da empresa que irá realizar o georreferenciamento da cidade. “Estamos aguardando a liberação de cerca de R$ 5 milhões em convênios com a Caixa Econômica Federal, do qual, mais de R$ 1,5 milhão, será investido no mapeamento da cidade, que além das questões do IPTU vai nos permitir identificar problemas e planejar soluções para todos os nossos bairros, beneficiando principalmente as áreas mais carentes”, afirma o secretário.

IPTU atrasado

A Prefeitura também está planejando um envio de um projeto de lei para a Câmara Municipal de Guaraí visando a renegociação dos IPTUs atrasados, aumentando ainda mais o caixa do município a partir de 2020. Segundo o secretário Raimundo Pessoa o projeto ainda está em elaboração, mas trata-se de aproximadamente R$ 6 milhões de reais em impostos atrasados que poderão ser pagos com desconto ou parceladamente pelos contribuintes de Guaraí.