Prefeitura de Guaraí faz distribuição de brinquedos nas Escolas de Educação Infantil

Na tarde desta quarta-feira, 04/04, a Prefeitura Municipal de Guaraí, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura fez a distribuição de brinquedos pedagógicos e educativos para Diretores das Escolas Municipais de Educação Infantil, a fim de promover o lúdico e a interação com as crianças.

O investimento de 15 mil reais, para a aquisição dos brinquedos teve contrapartida do Fundo Municipal de Educação, em 6 mil reais, e outra parte do recurso, proveniente do Programa do Governo Federal ‘Brasil Carinhoso’, no valor de 9 mil reais.

Para o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Sebastião Mendes, a entrega para os Diretores das Escolas Municipais representa um marco importante no currículo escolar, “a aquisição de brinquedos de qualidade vão somar no ambiente escolar, valorizando o aprendizado, deixando o espaço mais alegre e prazeroso, indicando a criança que a escola é uma extensão da sua casa”.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Mendes, ainda, destaca a oportunidade de estar investindo mais na qualidade do ensino Municipal, e ainda ressaltou, “agradecemos também a Prefeita Lires Ferneda, que quando apresentamos o projeto para a aquisição dos brinquedos, imediatamente autorizou a sua execução, e que a sua exigência fossem brinquedos com qualidade”.

A Base Nacional Comum Curricular vem colocando o ‘Brincar’ como um dos direitos de aprendizagem da criança, com necessidade de desenvolver nas instituições, dando condições para os professores e mestres. A educação infantil tem que ser desenvolvida em dois eixos, o ‘Brincar’ e as ‘Interações’, promovendo o trabalho com os brinquedos em diretrizes como o faz de conta, o lúdico, e a própria interação entre as crianças.

Itamara da Costa Castro, Coordenadora da Educação Infantil das Escolas Municipais em Guaraí, disse que, “esta ação da Prefeitura é muito importante e necessária, atende as reinvindicações das escolas e atende uma necessidade pedagógica, trabalhar com as crianças o ‘Brincar’ é um dos eixos do trabalho com a Educação Infantil”.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Maria Aparecida, Gestora Municipal da Escola Sossego da Mamãe, destacou a entrega dos brinquedos. “Nas Escolas isso é muito importante, pois temos muita carência, o material que temos agora é o suficiente para termos o entretenimento com as crianças, principalmente os menores, essa inciativa da Prefeitura e Secretaria de Educação vem enriquecer ainda mais o nosso trabalho, na escola”.

A Diretora da Escola Municipal Luiz de Camões, Genise, se emocionou ao dizer que esta muito feliz em poder proporcionar este momento com os estudantes mirins, “as crianças não tem oportunidade de brincar com brinquedos tão bem optados pela Secretaria, atualmente os brinquedos são quebrados e contamos com doações de pessoas que nos ajudam e hoje podemos contar com uma estrutura completa”.

PROGRAMA BRASIL CARINHOSO

O Programa Brasil Carinhoso consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da educação infantil, contribuir com as ações de cuidado integral, segurança alimentar e nutricional, além de garantir o acesso e a permanência da criança na educação infantil. Os recursos são destinados aos alunos de zero a 48 meses, matriculados em creches públicas.

ASCOM Prefeitura Municipal de Guaraí

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook: