Prefeitura de Guaraí reabre Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde reabriu para a população de Guaraí, depois da reforma, as três Unidades Básicas de Saúde (UBS), a José Lomazzi Filho, no centro da cidade, e as UBS’s José Coelho dos Santos e Antônia Corrêia de Almeida, na Avenida Tocantins e Setor São Luís, respectivamente.

Até a próxima semana, a Prefeitura também deve reabrir as UBS’s Josefa Pestana, Maria Célia Valadares, o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e iniciará a reforma da UBS – Paulo de Tarso Vasconcelos.

As reformas incluem ampliação de salas, pintura, mobiliário e jardinagem, além de aparelhos novos e modernos, visando o conforto e adequando-as aos padrões de qualidade no atendimento dos pacientes, com mais dignidade para eles e para as equipes de saúde, tornando as UBS’s mais acolhedoras. O investimento da Prefeitura é de mais de R$ 426 mil através do Fundo Municipal da Saúde, apenas em reforma e mais R$ 1 milhão em equipamentos novos.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Atendimento

Na manhã desta terça-feira, dia 13, Célia Pereira da Silva procurou a UBS Lomazzi, no Centro de Guaraí para consultar sua filha de apenas três anos, que foi diagnosticada com uma alergia. Célia chegou às 9h da manhã e às 9h30 já havia sido atendida e estava esperando carona para ir até a farmácia em busca do medicamento. “O atendimento foi muito bom. A médica e a equipe foram muito atenciosas comigo e com a minha filha. Estou muito satisfeita”, afirmou ela.

De acordo com a Enfermeira Chefe da UBS Lomazzi, Adriana Lira,“a nova estrutura oferecerá condições ideais para o desenvolvimento de outras ações estratégicas como a ‘Saúde da Família’.”

A médica Zoila Toyos, clínica geral, especialista em reumatologia, que trabalha em Guaraí há 15 anos, a reforma das unidades tem permitido mais conforto para pacientes e equipe médica. Ela também exaltou o trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal. “A Prefeita Lires, com toda a sua sensibilidade, tem nos dado todas as condições para realizarmos o nosso trabalho e atender bem os nossos pacientes. A saúde em Guaraí é maravilhosa, basta olhar os jornais e ver as condições do resto do Brasil”, afirmou a médica.

Autoridades

Para Marlene de Fátima Sandri Oliveira, Secretária da Saúde, a reforma das UBS’s é o resultado do trabalho da atual gestão em prol da comunidade. “Desejamos que os usuários atendidos nas Unidades Básicas de Saúde se sintam acolhidos e que usufruam das novas instalações.”

A Prefeita Lires Ferneda exaltou o Programa e afirmou que entregará a reforma das demais Unidades Básicas de Saúde dentro do prazo estabelecido. “Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade. Esperamos que a comunidade cuide muito bem das unidades, pois pertencem a todos nós.”

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

Cobertura

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cada uma das seis UBS’s de Guaraí cobre uma população de 3.000 pessoas, com 200 atendimentos mensais. Em cada uma das unidades existem duas equipes de saúde da família, compostas por clínico geral, enfermeira, dentista e auxiliar, cada uma. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, pela manhã das 07h30 às 11h30 e a tarde 13h30 às 17h30, tanto com consultas e procedimentos agendados pelas equipes de agentes de saúde, quanto emergenciais.

 

ASCOM Prefeitura de Guaraí

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo