Prefeitura de Guaraí realiza audiência pública do 1° Quadrimestre de 2018

A Prefeitura de Guaraí promoveu na manhã desta segunda-feira, 28, Audiência Pública, na Câmara Municipal, para apresentar os gastos e investimentos do Executivo Municipal no primeiro quadrimestre de 2018. Estiveram presentes a Prefeita Lires Ferneda, Secretários Municipais, Servidores e Vereadores, além de membros da comunidade guaraiense.

A Prefeita Lires abriu a audiência dizendo “quero agradecer a todos aqui presentes e dizer que para uma boa governança são necessários três requisitos: a liderança, o planejamento de todas as secretarias dentro do orçamento da Prefeitura, e por fim, o controle das ações que temos. O controle implica transparência e prestação de contas e é o que viemos fazer hoje. Desejo a todos uma ótima audiência pública.”

O primeiro fazer a prestação de contas foi o Raimundo Pessoa, Secretário da Administração, Planejamento e Finanças. Ele mencionou a aprovação de quatro leis complementares e oito ordinárias, apresentou o relatório de licitações executadas no período, os recursos recebidos do Fundo Nacional de Saúde referente as propostas cadastradas em 2017 e propostas cadastradas junto ao Fundo Nacional de Saúde através de emendas parlamentares, dentre outros.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

A Secretária de Saúde, Marlene Sandri, foi a segunda a prestar contas, com investimentos em medicamento para pacientes crônicos, aquisição de sondas, gêneros alimentícios, materiais de construção para reforma e ampliação dos postos de saúde e exames laboratoriais.

Maria José Curcino, Secretária de Assistência Social e Habitação, falou sobre as ações da sua pasta, como o Claves, por exemplo, o passeio dos idosos, palestras e orientações. Além de investimentos em tecnologia, ação de contra a vulnerabilidade das mulheres, inauguração do Centro Desportivo, entrega de materiais esportivos e investimentos em esportes como futsal, balé, tênis de mesa e artes visuais.

Marcelo Albino, Secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, apresentou as ações realizadas da Secretaria como: a lavoura comunitária, o Programa Terra Forte, que dá apoio ao pequeno produtor, a horta comunitária do Setor Alvorada. Na área do Meio Ambiente o Ecoponto de Pneus, coleta de resíduos de saúde, semana da água, perícias e vistorias, arborização e reflorestamento, capacitações dos servidores, paisagismo e jardinagem.

A Secretária Rita Lopes, do Esporte, Juventude e Turismo falou sobre os projetos do órgão, como os que estão previstos no Calendário Esportivo Municipal, que promove ações como: Geração Campeã, Projeto Vem Pra Praça, parceria com a IFTO, parceria de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social, II Campeonato de Futembol Society, Copa Feminina e II Corrida de Rua.

Educação
O Secretário de Educação e Cultura, Sebastião Mendes, explanou sobre as capacitações para os servidores da educação, reunião de pais e mestres nas escolas, visitas às unidades de ensino, implantação do PNAIC e o Chá Literário. Quanto às ações da gestão, Mendes falou sobre os equipamentos e materiais adquiridos para as escolas como brinquedos, uniformes e materiais escolares, merenda, entre outros.

O Secretário de Obras e Infraestrutura, Antônio Moura, apresentou os projetos em andamento, como o Centro de Eventos, pavimentação do Setor Universitário e a praça do Setor Piaçava. Quanto às obras concluídas, Moura relatou as Unidades Básicas de Saúde, a Escola Euclides da Cunha, pintura de faixas de pedestres, recuperação de bueiros, canaletas, construção de drenos, encascalhamento e patrolamento de vias urbanas.

Finanças
O Contador Carlos apresentou números financeiros, como a receita corrente líquida e as despesas, os gastos com pessoal e seus limites devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação.

Meirinalva Barnabé, Diretora do Guaraí-Prev, apresentou os dados da Previdência do município, como recolhimento de contribuições da Prefeitura e Câmara, despesas com benefícios temporários e permanentes, carteira de investimentos, principalmente em bancos oficiais, como Caixa Econômica e Banco do Brasil, além de outros dados sobre o órgão.

Encerramento
Para encerrar a audiência pública, a Prefeita Lires Ferneda agradeceu a participação e disse que o compromisso da cidade é com o seu desenvolvimento. “Como todos viram, houveram diversas ações neste primeiro quadrimestre de 2018. Parabenizo as secretarias e órgãos que deram o seu melhor para que continuemos realizando uma gestão de excelência para o Cidadão. Agradecemos a participação de todos e pedimos perdão pelos eventuais erros, mas estamos aqui para repará-los. Nosso objetivo maior é desenvolver nossa cidade, levando saúde, educação, segurança, saneamento, iluminação, asfalto, limpeza e outros recursos para a nossa população”, afirmou Lires Ferneda.

Em resposta aos moradores do Setor Nova Esperança, que compareceram à audiência para pedir atenção ao bairro, a Prefeita Lires disse que já foi protocolado o pedido para instalação da iluminação no local junto à concessionária estadual de energia elétrica, Energisa e outros recursos serão implantados. “Estamos nos comprometendo juntamente com a Secretaria responsável para realizar a limpeza do setor, principalmente às margens das rodovias, a fim de reduzir a possibilidade de acidentes”, encerrou a Prefeita Lires Ferneda.

Clique aqui e veja os slides apresentados na audiência pública!

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook: