Prefeitura realiza encontro do Grupo de Autocuidado da Hanseníase

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria de Saúde do Município fizeram na última sexta-feira, 11/05, uma ação com o ‘Grupo de Autocuidado de Hanseníase’, para profissionais da Saúde e Portadores da Doença.

Na oportunidade o Palestrante da ação, o Enfermeiro Amarildo Teixeira falou sobre o tema: ‘Diagnóstico e forma de transmissão’ e as sequelas que se não tratadas a tempo, de pessoas portadoras da enfermidade, possa causar durante a vida. “O diagnóstico da Hanseníase é simples e muitas pessoas não sabem que estão com ela, pode contar com nossa equipe de profissionais da Secretaria da Saúde do Município, a ‘Atenção Básica’”. Destacou o Enfermeiro.

O Coordenador e Fisioterapeuta do Grupo de Hanseníase, Getúlio e a presença da Monitora Enfermeira Maria Sirley, pode dar seus ensinamentos e práticas, como exercícios físicos dos membros inferior e superior, para o grupo de 8 sequelados, que estavam presentes.

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Media_Image”][/siteorigin_widget]

A Diretora da Atenção Básica Daltilene e a Coordenadora da Atenção Básica Lainne, que puderam avalizar mais esta ação, disseram em entrevista que a expectativa da ‘Atenção Básica’ é “trazer mais pacientes que buscam tratamentos e aqueles que não buscaram e hoje encontram-se sequelados para terem mais condições de vida e uma saúde melhor”.

BRASIL TEM A SEGUNDA MAIOR INCIDÊNCIA DE HANSENÍASE NO MUNDO

A transmissão se dá a partir de uma pessoa doente sem tratamento para outra, após um contato próximo e prolongado, especialmente os de convivência domiciliar. Se tiver um contato casual com alguém que tem hanseníase, dificilmente essa pessoa passará a doença para você.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Guaraí

Veja mais fotos em nossa Página do Facebook: