Prefeitura realiza reunião com o Conselho Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Guaraí realizou hoje, 02/04, uma reunião com os Conselheiros Municipais de Saúde de Guaraí, no Núcleo dos Conselhos, localizado na sede do Equipamento CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).

Na oportunidade, estiveram presentes a Prefeita Lires Ferneda, representantes do Poder Executivo, das Entidades Privadas com e sem fins lucrativos, representantes dos profissionais liberais de saúde, do corpo de enfermagem, dos vigilantes de saúde, da área de assistência social, de associações comunitárias e ainda os de agremiações religiosas.

Foram abordados os seguintes temas na reunião: Reprogramação da emenda parlamentar do Senador Ataides; aditivo mediação das UBS’s; doação de impostos para a APAE e os indicadores das ações de saúde no exercício de 2017.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Os Conselhos Municipais de Saúde são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.

Os conselheiros municipais são responsáveis por controlar o dinheiro da saúde, acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais, participar da elaboração das metas para a saúde, controlar a execução das ações, devendo reunir-se pelo menos uma vez por mês.

ASCOM Prefeitura de Guaraí